Carla Cruz e Hugo Gonçalves
Vila Verde

PCP vai à luta com as freguesias contra “Muita Alta Tensão”

O Ministério do Ambiente (MA) continua “irredutível” face aos alertas constantes dos traçados da Linha de Muita Alta Tensão, dominada por Projeto Pedralva – Vila Fria B, que vai “rasgar” o concelho de Vila Verde.

O grupo parlamentar do PCP, através da concelhia de Vila Verde, deu nota da resposta do MA face ao requerimento da deputada comunista Carla Cruz. “Na resposta salienta-se a inflexibilidade quanto à prorrogação do prazo de consulta pública, requerida nessa mesma pergunta e em posterior ofício enviado em 14 de maio pela concelhia de Vila Verde do PCP à Agência Portuguesa do Ambiente”, diz a deputada do PCP.

Apesar de cumpridos os procedimentos legais e das salvaguardas referidas na resposta, nomeadamente pelo regime de Avaliação de Impacte Ambiental através da avaliação técnica do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) pela Comissão de Avaliação, o PCP de Vila Verde lamenta o facto de “não existir qualquer colaboração com as juntas de freguesia”.

“Perante um projeto de extrema complexidade técnica, de enormes preocupações quanto aos efeitos ao nível do ambiente, da segurança e saúde das populações e com previsíveis impactos na atividade agrícola e industrial do concelho, não ter existido uma estreita colaboração com as juntas de freguesia enquanto elemento importante no processo de discussão pública pelo conhecimento que têm do seu território e pela proximidade com as populações”, destaca Hugo Gonçalves da concelhia comunista de Vila Verde.

Ao PCP resta agora “aguardar” pela apreciação técnica do EIA pela Comissão de Avaliação. “Mas desde já afirmamos que lutaremos, juntamente com as populações afetadas, contra qualquer decisão sobre determinado traçado que não garanta a saúde e segurança das populações, não minimize impactos ambientais negativos e os impactos na atividade económica e agrícola do concelho”, frisa Hugo Gonçalves.

PCP de Vila Verde promete luta à Linha de Muita Alta Tensão
PCP de Vila Verde promete luta à Linha de Muita Alta Tensão

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade