Albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas
Albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas
País Vila Verde

Barragens da Bacia do Cávado sem motivos para alarme face à falta de precipitação

“Não há razões para alerta, mas vão avançar medidas de prevenção”. Esta é a conclusão da reunião desta sexta-feira entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Comissão de Gestão de Albufeiras (CGA) que face às baixas de precipitação, no ano hidrológico 2014/2015, decidiram verificar as reservas de água.

No caso da bacia da região do Cávado, onde se incluí seis barragens, as reservas de água no final do mês de junho é superior à média 1,6 pontos percentuais (a média é 70,7 de volume armazenado).

A Barragem de Vilarinho das Furnas, no concelho de Terras de Bouro, é mesmo a que tem mais disponibilidade hídrica com 84,2 por cento. Paradela é a única das seis barragens que está praticamente a meio (49,8).

“Das 60 albufeiras distribuídas pelo país, acompanhadas de forma sistemática pela APA, permitem garantir os usos existentes. Cerca de 20 dessas albufeiras apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e não existem albufeiras com disponibilidade inferior a 40% do volume total”, confirma a APA.

No entanto, e face à fraca precipitação, a CGA, em conjunto com a APA,deliberou avaliar as necessidades de utilização de água para os diferentes setores e para o período de julho a setembro, com o objetivo de aferir a necessidade de implementar medidas restritivas.

“Vamos avaliar os Programas de Exploração das Albufeiras existentes e elaborar os em falta, assim como, em colaboração com o SEPNA, ações de fiscalização mais intensivas para identificar e sancionar incumprimentos. Vamos reavaliar os títulos emitidos para as utilizações de recursos hídricos e definir caudais ecológicos e reservados, bem como o seu regime de lançamento para o rio”, revelaram APA e CGA.

Mapa de reserva de água nas albufeiras de Portugal.
Mapa de reserva de água nas albufeiras de Portugal.
Albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas
Albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas
Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade