Mosteiro Rendufe (claustros)
Mosteiro Rendufe (claustros)
Cultura País Vila Verde

Turistas procuram cada vez mais o Mosteiro de Rendufe e novo horário de verão “facilita”

“Não conhecia mais é um espaço que tenho que voltar a visitar”, diz José Maciel, turista que faz passeio de bicicleta entre “Beneditinos”, traçando uma rota entre Tibães, Abadia, Bouro e Porta Aberta via Rendufe. “Têm todos uma ligação a São Bento de uma forma ou de outra”, defende, enquanto parte par mais uma etapa deixando pelas costas o Mosteiro de Santo André de Rendufe.

No entanto, e de forma a captar mais turista, a Direção Regional da Cultural do Norte, em conjunto com autarquia, anunciou que este mosteiro vai estar aberto ao público, aos sábados e aos domingos, de julho a Setembro. “Vai estar aberto de manhã e tarde”, indicou fonte da autarquia amarense.

Situação que para a Associação Amigos do Mosteiro de Rendufe (AAMR) ajuda ainda mais a divulgar aquele património e que cada vez é mais visitado. ” têm cada vez mais pessoas aderido aos nossos suportes de comunicação e temos notado cada vez mais curiosidade por este espaço”, destaca José Rodrigues Antunes, da AAMR, que no entanto pede mais que um horário de verão.

“Precisamos de apoios, onde se inclui o estado, paras a concretizar. A Igreja tem dado apoio e nós vamos encontrado por entre a população civil quem ajude. Mas não chega, o estado tem que olhar para este este património tendo em vista a recuperação”, diz, pedindo ainda uma investigação histórica a Egas Paes, fundador do mosteiro e da Torre de Penegate em Vila Verde. “Um interface de forma a ligar ambos os monumentos, criando sinergias conjuntas para potenciar, não só a obra, mas também Egas Paes”, pede José Rodrigues Antunes.

“Filho” do Mosteiro de Tibães, também no distrito de Braga, o Mosteiro de Rendufe foi crescendo, mas as principais obras datam do século XVIII, como a construção da nova igreja e dependências conventuais, com destaque para a Capela do Santíssimo Sacramento, pelo conjunto de talha rococó, considerada uma das mais importantes do Norte do país.

Mosteiro Rendufe (vista lateral)
Mosteiro Rendufe (vista lateral)
Mosteiro Rendufe (interior)
Mosteiro Rendufe (interior)
Mosteiro Rendufe (claustros)
Mosteiro Rendufe (claustros)

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade