José Manuel Fernandes visitou Orthos.
José Manuel Fernandes visitou Orthos.
País

“Mercado único é potenciador de PME´s de base familiar”, diz eurodeputado José Manuel Fernandes

Eurodeputado José Manuel Fernandes salienta, em visita à Orthos XXI, exemplo de produção não massificada que consegue vencer desafio da competitividade no mercado global.

“O mercado único europeu representa um potencial económico de grande importância para as empresas portuguesas, nomeadamente para as pequenas e médias empresas, incluindo de base familiar”, garante o eurodeputado José Manuel Fernandes, apontando como exemplo uma empresa fabricante e distribuidora de material ortopédico e dispositivos médicos e hospitalares, localizada no concelho de Guimarães.

Em visita à Orthos XXI, José Manuel Fernandes valorizou o exemplo de uma empresa familiar, nascida há 30 anos e que, mantendo a opção pela produção diversificada de artigos, conseguiu evoluir de uma atividade centrada no mercado nacional e passou a assumir o mercado europeu como um espaço de oportunidades, num contexto concorrencial e de competitividade mais exigente.

Essa evolução permitiu passar de uma faturação anual de 50 mil euros para 6 milhões de euros e um quadro de 70 trabalhadores, nos dois polos da empresa localizados no Avepark e em Santa Leocádia de Briteiros, na área de residência dos fundadores da empresa.

“Esta mentalidade empreendedora e competitiva é hoje uma caraterística mais evidente nos empresários portugueses, e com especial referência no Minho e Norte de Portugal, em diferentes setores de atividade”, salientou o eurodeputado.

José Manuel Fernandes visitou Orthos.
José Manuel Fernandes visitou Orthos.

José Manuel Fernandes fez questão de elogiar “a capacidade dos empresários em aliar as suas competências de gestão e de avaliação permanente da ondulação dos mercados e dos impactos da concorrência e da competitividade internacional, a uma proximidade forte e permanente com o setor produtivo e os seus trabalhadores”.

“É uma marca muito própria das PME, que representam dois terços dos postos de trabalho no setor privado e 99% das empresas na Europa, e que as tornam mais capacitadas para responder à volatilidade da economia”, apontou o Eurodeputado, que depois de ter visto aprovado o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos – o Plano Juncker – está agora a trabalhar na preparação do orçamento da União Europeia para 2016.

Na visita à Orthos XXI, José Manuel Fernandes ficou a conhecer as diferentes fases de trabalho de uma empresa que concebe e fabrica um alargado leque de produtos (cadeiras manuais e elétricas, canadianas e demais ajudas de marcha, camas hospitalares e geriátricas, gruas e outro equipamento hospitalar).

Para além da principal atividade de fabrico, a Orthos XXI conta com acordos com empresas nacionais e internacionais para a distribuição dos seus produtos, o que lhe permite oferecer um ainda mais amplo catálogo nos setores médico e ortopédico.

Para os responsáveis da empresa, o facto de ser fabricante europeu permite “a possibilidade de desenvolver produtos à medida das necessidades específicas dos utilizadores finais (essencialmente pessoas portadoras de deficiência e seniores), nas várias gamas. Distinguida com os galardões PME Líder e PME Excelência em 2013, a Orthos XXI exporta grande parte da produção para países europeus e outros mercados.

Os responsáveis da empresa sublinharam ainda a necessidade de uma fiscalização efetiva no cumprimento das exigências de certificação e qualidade de forma a que haja uma concorrência leal no mercado único.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade