Já está nas bancas Agenda Cultural de Vila Verde.
Já está nas bancas Agenda Cultural de Vila Verde.
Cultura Vila Verde

Agenda Cultural de Vila Verde destaca “Romarias”, “Festas”, “Trilhos” e “Valdreu” em tempo de “colheitas”

Em nota enviada à imprensa, o município de Vila Verde comunica o lançamento da edição nº 43 da Agenda Cultural (AC) de Vila Verde relativa aos meses de julho, agosto e setembro. Esta é uma publicação que dá especial destaque às várias atividades culturais, educativas, desportivas, musicais e recreativas promovidas um pouco por todo o concelho.

Nesta edição, a rúbrica “O Lugar da História”, dá especial destaque a Valdreu, uma freguersia que se localiza a nordeste da sede concelhia, na margem direita do Rio Homem.

No editorial desta publicação o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, salienta “a mobilização” das “gentes de Vila Verde” nesta “onda de atividade culturais”.

“Neste momento de lançamento de um novo número da AC de Vila Verde quero começar por manifestar o meu apreço a todas as pessoas e instituições que dão corpo às inúmeras atividades nela contidas e agradecer o seu contributo inestimável para a elevação do nome de Vila Verde e para a visibilidade do seu extenso e valioso património cultural”, frisa o edil.

O autarca destaca, nesta edição, “os trilhos” e as “festas” e “romarias” do concelho”. “São apenas alguns exemplos das imensas possibilidades que temos para desfrutar das belezas naturais do nosso concelho e também do nosso património histórico e cultural”, diz António Vilela, que reforça ainda ” o período rico nas Festas e Romarias que marcam de forma efusiva as nossas comunidades”.

“As tradições religiosas, o folclore, a etnografia, o fogo-de-artifício, os espetáculos, são algumas das atrações que caraterizam estas manifestações populares genuínas que resistiram ao passar do tempo, tornando-se cada vez mais incontornáveis no panorama cultural”, faz questão de salientar.

António Vilela sublinha ainda outro dos momentos altos do concelho: “a Festa das Colheitas”.

“Importa destacar também o arranque da Rota das Colheitas que se prolongará até perto do final do ano, com iniciativas em muitas das nossas comunidades, que visam promover os excelentes produtos locais e a riqueza das nossas tradições em simultâneo com a inovação e o empreendedorismo, tão importantes para o desenvolvimento do Concelho”, refere o autarca, que fala com entusiasmo das “exposições, espetáculos, encontros, jornadas, ateliês e publicações constituem outras atividades de afirmação das artes visuais, performativas e literárias onde a atualidade, a criatividade, a imaginação e os valores sociais estão em evidência”.

A encerrar o editorial, António Vilela dá relevo às iniciativas propostas pelas associações e coletividades. “Encerram atividades muito diversas que envolvem crianças, jovens e adultos, seja no desporto, na cultura, na formação ou, simplesmente, no recreio e lazer e consolidam o enriquecimento individual e o desenvolvimento social do nosso Concelho.Deixo, assim, o meu convite à sua participação nestas atividades e faço votos para que tenha um excelente Verão”, destaca.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade