Encontrarte apresentado esta manhã de terça-feira na Ilha de Figueiredo, Amares.
Encontrarte apresentado esta manhã de terça-feira na Ilha de Figueiredo, Amares.
Amares Cultura

Quatro dias de “Encontrarte” com mais de 50 artistas

O Encontrarte, que decorre de 23 a 26 de julho, terá mais de 50 artistas, num total de 140 participante, que vão fazer de Amares “ninho” de incubação de arte plástica e cinema experimental sob o desígnio do “património imaterial e material”.

Para Manuel Moreira, edil de Amares e que esta manhã esteve na desconhecida “Ilha de Figueiredo” a apresentar o certame bianual, estão reunidas a condições para “o melhor Encontrarte de sempre”.

“Este é um projeto que vai para a quarta edição e que temos que manter em Amares. Atrai muita gente e é factor que coloca Amares no mapa da arte mundial. Damos todo apoio possível e temos a responsabilidade de fazer crescer, ainda mais, esta mostra de arte”, frisa o edil.

Também Martinho Antunes, da direção do Encontrarte, destaca a importância do festival de Artes Plásticas Cinema de Animação Experimental de Amares no contexto “inside” Amares. “Temos a comunidade associativa do concelho envolvida com o festival. isto é importante, pois deixamos legado”, destaca, acrescentando, como exemplo, o espetáculo de abertura a 23 de julho na “Pedreira da Capela da Senhora da Paz”.

“É uma espaço memorial de Amares, das gentes que trabalham, um símbolo da terra e identitário. Será um espetáculo forte e muito efetivo de Amares”, diz.

Feito com muito com “voluntariado”, o Encontrarte está orçamentado em 20 mil euros (10 mil vêm da câmara). “É preciso pensar o futuro do festival, pois já há uma carga profissional muito grande. A qualidade é cada vez maior. Vêm artista um pouco de tudo o mundo. Esta acarreta custos. Mas aquilo que fazemos, fazemos com a paixão de sempre”, diz Lázaro Silva, diretor técnico do “Encontrarte”.

Destaque ainda para uma das exposições que será da responsabilidade de Pedro Cabrito, artista convidado da edição 2015 do Encontraste.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade