books-1
Braga Cultura

Projecto Escritores a Norte apresentado no Mosteiro de Tibães

O Mosteiro de Tibães, no concelho de Braga, foi o local escolhido para a sessão de apresentação do Projecto Escritores a Norte, numa acção de modernização de ferramentas e infra-estruturas que pretende, em última análise, contribuir para o fomento e a preservação da actividade literária desenvolvida na zona Norte do país. A cerimónia decorrerá ao início da tarde de amanhã (23 de Julho; 15h30) e contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, entre outras individualidades.

Durante a sessão, os presentes ficarão a conhecer os novos desenvolvimentos do projecto, com a apresentação do portal online www.escritoresanorte.pt, dedicado às nove casas-museu envolvidas no projeto, um livro inteiramente dedicado aos temas em causa, e uma série de nove documentários dedicados a uma casa, escritor e património associados.

Investimento de 145 mil euros

O website culturanorte.pt avança que o projecto contempla ainda edição de um livro inteiramente dedicado aos temas em causa, com designação homónima e que será editado em 4 línguas (Português, Francês, Inglês e Espanhol) com uma tiragem de 6000 exemplares.

A iniciativa ‘Escritores a Norte, vidas com obra em casas d’escritas’, desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Norte (com financiamento pelo ON2 – O Novo Norte), vai implicar um investimento global de 145 mil euros e assenta as suas pedras basilares em alguns museus da região Norte.

Fundações assentes em nove casas museu

Nesta primeira fase, desenvolve-se em torno de nove casas museu da região Norte: Quinta das Quintãs, sobre os escritores Domingos Monteiro, Pina de Morais e Graça Pina de Morais, no concelho de Mesão Frio; Espaço Miguel Torga e Casa Miguel Torga, sobre o escritor Miguel Torga, em Sabrosa; Casa de Camilo Castelo Branco, sobre Camilo Castelo Branco, no concelho de V.N. Famalicão; Fundação Arthur Cupertino de Miranda, sobre Mário Cesariny, no concelho de V.N. Famalicão; Casa Museu Ferreira de Castro, sobre o escritor Ferreira de Castro, no concelho de Oliveira de Azeméis; Casa Museu Guerra Junqueiro, sobre Guerra Junqueiro, no concelho do Porto; Casa Museu Aquilino Ribeiro, sobre o escritor Aquilino Ribeiro, no concelho de Moimenta da Beira; Fundação Eça de Queirós, sobre o escritor Eça de Queirós, no concelho de Baião; Casa Museu José Régio, sobre José Régio, no concelho de Vila do Conde.

 

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade