Firmino Marques , vice presidente da Câmara de Braga.
Firmino Marques , vice presidente da Câmara de Braga.
Braga

CLDS 3G aprovado em Plenário da Rede Social de Braga

Foi aprovado em sede de plenário do Concelho Local de Acção Social, que se realizou no edifício GNRation, o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 3G, que visa, com base na implementação de uma estratégia concertada de coesão territorial, promover a autonomização da população socialmente vulnerável e a capacitação dos agentes de intervenção.

O projecto, com a duração de três anos, terá a coordenação da Caritas Arquidiocesana de Braga, tendo como entidades gestoras a própria Caritas de Braga, o Centro Cultural de Santo Adrião e a Santa Casa da Misericórdia de Braga. Cada entidade fica responsável por um eixo de actuação, respectivamente o emprego, formação e qualificação; a intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil e a capacitação da comunidade e das instituições.

Segundo Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, cada entidade gestora tem uma planificação que é partilhada, nos seus propósitos, com todas as instituições que constituem a Rede Social. “Este projecto teve como vertente inovadora o facto de ter sido validado pela própria Rede Social, o que contribui para co-responsabilizar as instituições deste universo na execução dos planos traçados”, afirmou, explicando que a divisão da gestão por três entidades é outra das novidades deste CLDS 3G.

Firmino Marques sublinhou ainda que, em 2015, a Rede Social de Braga tem estado ´particularmente activa´, o que é ´salutar´ e possibilita a partilha de informações, a troca de opiniões e a elaboração de estratégias comuns entre as diversas instituições e a acção social do Município. “ Estamos a trabalhar no sentido de desenvolver planos que possam resolver as questões sociais que existem e ajudar as pessoas e instituições que necessitam da colaboração de todos os agentes da Rede Social de Braga”, disse, enaltecendo a dinâmica das organizações do território, a concertação, o compromisso, as parcerias e a inovação que emanam destes encontros.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade