Milhares na recreação histórica do "Galaico Folia".
Milhares na recreação histórica do "Galaico Folia".
Cultura Esposende

Vem aí o fim de semana de “Galaico Folia”

O início está marcado para amanhã e são esperadas milhares de pessoas na freguesia de Vila Chã, concelho de Esposende, para sinalar a recreação castreja que toma conta do Castro de São Lourenço em mais um edição do “Galaicofolia – 2000 anos de festa!”.

Organizado pela câmara local, a animação será uma constante, mas os motivos de atração serão muitos e diversos, desde recriações históricas, música, teatro, dança, entre várias outras atividades, não faltando a gastronomia. Tal como em edições anteriores, a Galaicofolia integrará várias Oficinas, permitindo aos visitantes, ao longo dos três dias do evento, apreciar, ao vivo, e até mesmo participar nas oficinas nas atividades.
Novidade nesta edição é o Espaço Zythos. Trata-se de uma área dedicada à gastronomia, mais concretamente aos petiscos, mas onde a cerveja artesanal e a cidra serão o centro das atenções.

Sendo este um evento de lazer e entretenimento, a animação não poderia faltar. Durante todo o evento, a música será uma constante, com a presença de vários grupos que, pelo recinto e em pequenos palcos, transportarão os visitantes para outros ambientes.
Uma das novidades na edição deste ano é a realização de um desfile histórico, apresentando histórias da História do Castro de S. Lourenço para informação e entretenimento dos visitantes.

Da animação farão parte também os espetáculos de fogo, que irão acontecer durante os três dias do evento, espetáculos distintos e variados, utilizando técnicas de manuseamento diferenciadas e histórias e coreografias inovadoras e adaptadas ao local.
Para terminar a festa e começar um novo dia, pela noite dentro, surge outra novidade, mais direcionada para os jovens, mas igualmente aberta a quem o pretender. A música, manipulada pelas mãos de um DJ, ecoará pelo Castro, possibilitando momentos de diversão e muita animação.

Tal como em edições anteriores, o Município assegura um serviço de autocarros, que fará o transporte de Esposende e das freguesias para o castro e vice-versa, sendo que haverá parques de estacionamento nas imediações do recinto para quem queira deslocar-se na sua própria viatura.

A Galaicofolia 2015 contará com mais de uma centena e meia de colaboradores e voluntários a prestar serviços nas diferentes áreas do evento e que, na sua organização e execução, conta com os serviços de mais de 70 empresas, das quais cerca 50% são do concelho de Esposende.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade