Equipa da UMinho campeã do Mundo de Futsal Robótica
Equipa da UMinho campeã do Mundo de Futsal Robótica
Braga Mundo Região Tecnologia

Equipa da UMinho vence no campeonato mundial de futebol robótico

A “botnroll.com Soccer Team”, da Universidade do Minho, venceu a prova de futebol robótico júnior “Open League SuperTeam” no campeonato mundial de robótica (RoboCup), que decorreu esta semana em Hefei, na China.

A equipa liderada por José Cruz e composta por Tiago Ribeiro, Inês Garcia (alunos do Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores), Inês Ribeiro (aluna da Secundária Francisco de Holanda) e António Ribeiro (aluno da Escola Básica João de Meira), conquistou ainda o prémio “Inovação do Ano” e as menções honrosas de “Melhor Design” e “Melhor Espírito do RoboCup2015”. O robô português foi ainda o “Melhor Guarda-redes” do RoboCup, sendo a equipa de Portugal a que menos golos sofreu.

Foram 16 equipas de todo o mundo que competiram para mostrar a sua qualidade. Destas, foram sorteadas quatro “superteams” (superequipas), cada uma formada por equipas de quatro países. Nas provas SuperTeam, quatro robôs defrontam outros quatro num campo de futebol de seis por quatro metros. A equipa de Portugal competiu ao lado da Austrália, da Eslováquia e de Taiwan.

Cada robô ficou responsável por uma posição do campo, ficando o da Eslováquia como defesa, o da Austrália como médio, o de Taiwan como atacante e o português como guarda-redes, que foi a estrela da competição. Esta superequipa venceu por 8-2 a congénere formada pelo Irão, Canadá, Alemanha e Egipto, por 2-1 a do Brasil, Áustria, Itália e EUA e, no último jogo, por 1-0 frente à do México, Macau, Alemanha e Japão.

 

Pódio
Pódio

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade