Visita do Diretor Regional da Cultura do Norte
Visita do Diretor Regional da Cultura do Norte
Amares Cultura

Diretor Regional da Cultura do Norte visitou Encontrarte Amares

O Diretor Regional da Cultura do Norte, António Manuel Ponte, visitou os diversos palcos do Festival de Artes Plásticas e Cinema de Animação Experimental – Encontrarte Amares. Acompanhado pelo presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, pela equipa de direção do evento e guiado por um dos curadores – José Rosinhas, António Manuel Ponte conheceu o projeto de expressão artística e revelou-se “agradavelmente surpreendido” com o conceito.
“É de facto um projeto de intervenção comunitária com base na arte mas um projeto sui generis que procura levar as pessoas a espaços não formais de visitação e que procura implantar os projetos distribuindo-os não só pelo contexto mais urbano, mas também pelo enquadramento natural e que eu penso que traz a Amares o reflexo daquilo que é a capacidade criativa dos nossos artistas com a liberdade de criação que todos eles manifestaram, permitindo-nos percorrer a vila e descobrir que é possível criar projetos culturais em espaços não convencionais”, referiu António Manuel Ponte.
Para o Diretor Regional da Cultura do Norte o desafio passa por afirmar Amares por esta diferença no contexto das bienais e dos programas de arte e criação. “É importante afirmar este projeto como um projeto âncora do desenvolvimento sociocultural do concelho de Amares com uma nuance que penso que é muito interessante que é envolver estes artistas com artesãos, pessoas da terra, para que haja uma intervenção de renovação no artesanato local sem que se perca a sua identidade”, rematou.
A mesma ideia foi comungada pelo presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, que considerou que trazer artistas para residência para o concelho e fazer com que eles contactem e trabalhem com as gentes da terra abre caminho para novos modelos de criação artística.

“Geramos dinâmica económica para o concelho”, concluiu o edil.

 

DSC05238 DSC05242

Print Friendly

Comentários

Nuno Cerqueira

Nuno Cerqueira

Jornalista - Carteira Profissional Nº CO/1250

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade