IMG_4285
Braga

Convento de S. Francisco cedido à UMinho

Foi aprovada, por unanimidade, a proposta de cedência do edifício do Convento de S. Francisco, em Real, à Universidade do Minho (UMinho). Em sede de reunião descentralizada do Executivo Municipal que, desta feita, teve como palco a Junta de Freguesia de Navarra, foi assim dado um “importante passo” para a requalificação do edifício, onde será instalada a Unidade de Arqueologia da UMinho, actualmente sediada no centro da Cidade.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, este é o destino certo para um edifício classificado como ‘um dos grandes testemunhos do património colectivo’. “Depois de uma opção que sempre consideramos errada de instalação da Pousada da Juventude no Convento de S. Francisco, finalmente foi encontrada uma solução que agrada a todas as partes envolvidas”, referiu.

O imóvel, que actualmente se encontra em estado de degradação e sem utilização há vários anos, vai ser alvo de um projecto de requalificação que o tornará num “importante polo de atracção patrimonial da Cidade”. A UMinho ficará responsável pela execução e concretização do projecto de reabilitação, assim como pela criação de um espaço museológico com circuitos de visita abertos ao público no Convento de S. Francisco.

Segundo o Autarca, este acordo vai permitir que a Unidade de Arqueologia da UMinho “tenha finalmente um espaço para desenvolver o seu trabalho em condições condignas e a freguesia de Real vê um activo a ser valorizado como uma fonte de atracção turística pois o Convento de S. Francisco irá complementar a oferta do Mosteiro de S. Martinho de Tibães e do Núcleo Museológico de Dume”. Já para o Município de Braga, Ricardo Rio lembrou que “é positivo que uma entidade assuma o ónus de desenvolver este investimento e que tenha condições materiais para o fazer, visto que o Município não teria disponibilidade financeira para o fazer num futuro próximo”.

 

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade