VilaVerde-Etar Cabanelas1
Amares Terras de Bouro Vila Verde

“Mais de 100 milhões em água e saneamento”, diz Moreira da Silva durante visita a ETAR de Cabanelas

Em visita à ETAR de Cabanelas em Vila Verde, Jorge Moreira da Silva destaca que “só no distrito de Braga, o governo investiu mais de 100 milhões de euros em água e saneamento”.

Os investimentos as reformas operadas no setor das águas e do saneamento ao longo dos últimos quatro anos permitiram a Portugal, e de forma muito especial ao distrito de Braga, colocar-se numa posição de referência no contexto europeu e global na área do ambiente e da gestão dos recursos naturais.

A candidatura Portugal à Frente participou num conjunto de ações dedicadas aos recursos naturais e que englobaram a ETAR de Cabanelas que vai servir os concelhos de Vila Verde, Amares e Terras de Bouro.

Jorge Moreira da Silva destacou o facto de Portugal não se ter escudado nos constrangimentos económicos e financeiros para não reformar ou adiar investimentos em áreas absolutamente estratégicas para o futuro do país.

“Nos últimos quatro anos, o Governo investiu 100 milhões de euros em água e saneamento no distrito de Braga, de tal forma que as redes de água chegam a todo o lado, faltando apenas investir em pequenas ‘pontas’”, adiantou o líder de Portugal à Frente.

Para os próximos quatro anos, a coligação PSD/CDS-PP propõe-se “prosseguir o investimento nos setores da água e do saneamento, agora que está feita a reforma do setor das águas – com a fusão de 19 em cinco empresas – algo reclamado há 20 anos e que promoveu a coesão territorial entre o interior e litoral, garantindo que as empresas passassem a ser sustentáveis”.

Jorge Moreira da Silva avançou ainda que a prioridade do atual Governo é a de prosseguir o investimento especialmente “em duas áreas: na rede em baixa de água e de saneamento – apoiando os municípios na infraestruturação do saneamento municipal e na reabilitação das redes, de forma a evitar perdas, pois temos municípios com perdas na distribuição de água na ordem dos 60, 70, e até 80 por cento”.

“Em segundo lugar vamos privilegiar soluções supramunicipais, porque não faz sentido termos feito uma reforma da água na parte da alta, fundindo 19 em cinco empresas de grande dimensão, nomeadamente a Águas do Norte, para depois, já a nível municipal, termos três centenas de sistemas diferentes sem a massa crítica necessária para os seus investimentos serem sustentáveis”, frisou.

Para Jorge Moreira da Silva, a prioridade é, agora, a de “sensibilizar os municípios para que as candidaturas aos fundos comunitários para as redes em baixa – tanto na água, como no saneamento – possam beneficiar de soluções de agregação ou de verticalização entre municípios e o Grupo Águas de Portugal”, preconizou.

“Os fundos comunitários darão esse sinal, um sinal de majoração e de prioridade, para as candidaturas que envolverem vários municípios e sistemas de maior dimensão”, destacou.

Com autarca de Amares na ETAR de Cabanelas

Na Estação de Tratamento de Águas Residuais de Cabanelas – que Moreira da Silva inaugurou em junho de 2014, enquanto ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia -, o presidente da Câmara de Amares, o militante e eleito socialista Manuel Moreira, fez questão de marcar presença nesta iniciativa da coligação Portugal à Frente.

“O nosso território está entre dois rios, o Homem e o Cávado, mas só temos um terço coberto por redes de saneamento”, explicou Manuel Moreira, que disse estar ali “em defesa dos interesses de Amares”.

O concelho acaba de aderir à empresa Águas do Norte, reconhecendo a necessidade de um investimento de três milhões de euros que é necessário para cobrir a rede de saneamento básico do concelho.

Só na ETAR do Cávado e Homem, que serve Vila Verde, Amares e Terras de Bouro, o Governo investiu nove milhões de euros, o que foi fundamental para o tratamento das suas águas residuais. Na iniciativa, participaram ainda o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, e o eurodeputado José Manuel Fernandes.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade