DSC06978
Amares

Município de Amares propõe-se a pagar duas doses da vacina Bexsero a crianças com idade até dois anos

A proposta foi aprovada por unanimidade na última reunião do executivo municipal e prevê o pagamento de duas doses da vacina a todas as crianças que tenham idades compreendidas entre os zero e dois anos de idade. A medida destina-se a todas as famílias amarenses independentemente da situação socioeconómica. Uma forma de garantir o acesso à saúde por parte de todas as crianças amarenses.

A Bexsero é uma vacina de prevenção da meningite B que não integra o Programa Nacional de Vacinação. A opção do executivo municipal surgiu após o governo ter optado por integrar nesse programa a vacina “Prevenar” – anteriormente apoiada pela Autarquia, decidindo a Câmara Municipal de Amares “canalizar” a verba destinada às três doses da “Prevenar” para a nova vacina, conforme frisou a vereadora da Ação Social do Município de Amares, Cidália Abreu.

“Sabemos que, por vezes, os pais independentemente da sua condição socioeconómica e porque não estão, ainda, devidamente informados relativamente aos benefícios que esta vacina traz para a saúde dos seus filhos optam por não vaciná-los”, começa por dizer a Cidália Abreu, acrescentando que foi entendimento do executivo municipal distribuir a vacina a todas as crianças para “ procurar garantir a sua administração”.

“Temos noção de que a meningite B, embora seja uma doença rara, é muito grave e pode até matar ou deixar sequelas muito grandes para toda a vida. Normalmente, os mais afetados por esta doença são os latentes e está provado que são também estes que retiram mais benefícios com esta vacina, daí termos optado por estas duas doses nesta faixa etária” salienta a vereadora, lembrando que este é “um investimento importante na promoção da saúde, uma das principais missões do atual executivo”.

A proposta para o pagamento das duas doses da Bexsero vai ser apresentada na próxima reunião da Assembleia Municipal de Amares, em finais do mês de novembro, altura em as famílias amarenses poderão passar a beneficiar de mais esta ajuda por parte do Município.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade