IMG_6045
Cultura Região Vila Verde

Encontro Nacional de Produtos Certificados para criar cluster e “fiscalizar” certificação (c/audio)

No âmbito das comemorações do 25º aniversário da Adere Minho, foi apresentado ao final desta manhã de sexta-feira o primeiro Encontro Nacional de Produtos Certificados – agendado para o dia 9 de outubro em Soutelo, Vila Verde – colocando mais uma vez na agenda Cultural do país as “Tradições Certificadas”. Abílio Vilaça, responsável pela Adere Minho, entidade organiza, explica o propósito da iniciativa é discutir a consolidação da certificação. “A nova legislação vem introduzir conjunto de elementos para todos, permitindo ao artesanoto mais dignidade”, frisa.

Por outro, e como explica Abílio Vilaça, o encontro promove o debate e o confronto com “aquilo que é lei da certificação e o que na realidade acontece”. “Temos lojas de turismo de vários concelhos apresentar produtos não certificados e com origem errada. Isto não pode acontecer, mas temos infelizmente,a  título de exemplo, a Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal a comenter estes erros”, refere Abílio Vilaça.

Este primeiro encontro de produtos certificados tem també,m como objetivo alavancar um cluster de artesanto nacional. “Já são mais de 100 mil pessoas que desenvolvem. É preciso criar um cluster para a dinamização ser ainda maior, potenciando esta atividade económica e cultural”, destaca Abílio Vilaça da Adere Minho, entidade que organiza no próximo dia 9 de outubro o primeiro encontro nacional de produtos certificados.

Lenços de Namorados do Minho, Olaria e Figurado de Barcelos, Bordado de Guimarães e Bordado de Viana do Castelo e Rendas de Bilros de Vila do Conde são alguns dos produtos certificados pela Adere Minho, mas ainda existe outros em “vias de…” como a Viola Braguesa, Junça da Beselga, Bordado de Tibaldinho, Traje à Vianense, Olaria Negra de Bisalhães, Bordado de Crivo da Carreira SãoMiguel (Barcelos), Tapete de Arraiolos, Filigrana de Gondomar, entre outros.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade