Adere-Minho Passos
Adere-Minho Passos
Cultura Região Vila Verde

Adere-Minho aplaude “proteção ” europeia das IG´s dos produtos artesanais e relembra processo que começou há um ano

A Adere-Minho, e em nota oficial à imprensa e depois de questionada pelo Vilaverde.net, “congratula-se” com aprovação ontem do relatório que protege as Indicações Geográficas (IG´s) de produtos artesanais tradicionais não alimentares no Parlamento Europeu.

“Este relatório vem na sequência da legislação nacional que foi elaborada e aprovada em 30 Junho de 2015 (Dec. Lei 121/2015) do qual a Adere-Minho já tinha conhecimento há bastante tempo, vem reforçar a actividade que a Adere-Minho desenvolve enquanto Organismo de Certificação de Produtos Artesanais Tradicionais não alimentares, e correspondem aos seus anseios na protecção das IG – Indicações Geográficas, que vinculam um determinado produto ao território que as identifica e caracteriza”, afirmam os responsáveis da Adere-Minho.

Desta forma, as IG ´s, e para além da legislação nacional recentemente aprovada, têm também a partir de agora a atenção reforçada por parte da União Europeia que não deixará que as mesmas sejam usurpadas ou deturpadas por terceiros.

“Neste momento temos protegidas as IG´s os Lenços de Namorados do Minho, Figurado de Barcelos, Olaria de Barcelos, Bordado de Guimarães, Bordado de Viana do Castelo e de Renda de Bilros de Vila do Conde”, afirma a Adere-Minho em nota enviada às redações.

Segundo esta entidade certificadora com sede no concelho de Vila Verde, na freguesia de Soutelo, estão prontos para certificar e registar outros produtos artesanais. “Como é o caso da Viola Braguesa, Junça da Beselga, Bordado de Tibaldinho, Tapete de Arraiolos de Portugal, Olaria Negra de Bisalhães, Bordados de Terras de Sousa, entre outros exemplos que se seguirão”, frisam.

Este relatório agora aprovado pela União Europeia, e que defende a inovação dos processos produtivos, situação que já vigora nos actuais Cadernos de Especificação dos produtos que a Adere-Minho certifica, é de grande relevância para revitalização das unidades produtivas e da comercialização dos produtos.

Primeiro Ministro Figurado Certificado Paulo Portas Lenco Namorados do Minho Certificado Portugal Sou EU

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade