Barcelos-Feira_Euroregiao
Barcelos Cultura

Feira de Artes e Ofícios e Produtos Tradicioanais da Euro Região com 20 expositores

É já no próximo domingo que A Feira das Artes e Ofícios e Produtos Tradicionais da Eurorregião tem lugar no Campo da Feira, cidade de Barcelos, no próximo domingo. Esta feira contará com cerca de 20 expositores de vasta área territorial e servirá para afirmar a qualidade dos produtos de base tradicional que se produzem neste território.

O território da Eurorregião tem uma base histórica e cultural comum que se reflete em diversos aspetos da vida quotidiana de cada uma das regiões. A “arte de feirar ou mercar” é comum ao Norte de Portugal e à Galiza e foi, ao longo dos tempos, a forma de promover trocas diretas e de desenvolvimento das localidades que tinham neste acontecimento de periodicidade semanal, quinzenal, mensal ou mesmo anual o momento de afirmação regional. Estas feiras ou mercados foram e são, ainda hoje, um palco de trocas de experiências de natureza comercial, etnográfica e cultural entre estes povos.

A Feira das Artes e Ofícios e Produtos Tradicionais da Eurorregião, que terá lugar no Campo da Feira de Barcelos, no próximo dia 11 de outubro, contará com cerca de 20 expositores desta vasta área territorial e servirá para afirmar a qualidade dos produtos de base tradicional que se produzem neste território.

Esta ação acontece em Barcelos, em virtude de ser o espaço onde se localiza o Centro de Mercados da Eurorregião, em virtude das responsabilidades históricas que Barcelos tem neste patamar das feiras e mercados tradicionais, uma vez que possui uma feira-tipo de como um evento dinamiza, promove e alavanca o desenvolvimento territorial.
As Feiras são mercados vivos da cultura rural, dos produtos da terra, do artesanato, das tradições gastronómicas e palcos onde os produtos de excelência encontram a sua base identitária.

Esta riqueza faz destes certames no Norte de Portugal e na Galiza argumentos diferenciadores de grande valor turístico que proporcionam experiências únicas de contacto com a cultura local.

Certames que assumem periodicidades, dimensões e categorias diferentes, mas que têm uma génese comum que possibilitam, como poucos argumentos do território, uma viagem pela cultura das gentes do Noroeste peninsular.
Em Barcelos existe desde janeiro de 2013, o Centro de Promoção do Mercado Tradicional, sediado nas instalações do Posto de Turismo de Barcelos, sito no Largo Dr. José Novais, nº27, que tem a seu cargo a promoção e salvaguarda do conceito de Mercado Tradicional e dos produtos regionais de excelência da Eurorregião. Um estrutura financiada pelo projeto Eixo Interior, desenvolvida ao abrigo do POCTEP com o apoio do FEDER.
O Projeto Eixo Interior é uma parceria entre o Eixo Atlântico, Município de Barcelos, Município de Sarria, Município de O Barco de Valdeorras e Diputación provincial de Ourense.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade