DSC_0215
Cultura Vila Verde

A tradição voltou a cumprir-se na Festa das Colheitas com uma pisada de uvas tradicional

(Redação/Reportagem)O recinto da Festa das Colheitas voltou, ontem (14 de outubro), a assumir-se como um palco privilegiado para um contacto próximo com as tradições mais genuínas do mundo rural. O programa foi dedicado ao vinho, néctar que néctar que muito tem prestigiado Portugal em todo o mundo pela qualidade de excelência dos produtores nacionais. A recriação de uma pisada de uvas afigurou-se como o momento mais emblemático da noite, retratando fielmente o que mais pitoresco e genuíno existe na cultura minhota.

Uma vez mais, cumpriu-se a tradição. As uvas chegaram ao recinto transportadas por uma junta de bois. Sem máquinas nem utensílios modernos, foram retiradas em cestos e transportadas em braços para depois serem pisadas, libertando o sumo de uva que mais tarde será transformado em vinho.

Mas desenganem-se os que pensam que o processo tradicional serve apenas um propósito cultural. A pisada das uvas apresenta uma vantagem clara em relação às máquinas, uma vez que o peso do exercido pelo ser humano sobre as bagas não é suficiente para esmagar a grainha (que é amarga), evitando que esta se ’infiltre’ no néctar final, que acaba assim por ter um sabor mais doce do que se fosse utilizado um processo mecânico.
Animação generalizada
Enquanto isto, a animação no local era generalizada, graças à atuação do Rancho Folclórico de Prado S. Miguel que retirou chuvas de aplausos à plateia que ia observando de perto a encenação, enquanto se juntava ao coro de vozes que entoava cantigas populares ao som das famosas concertinas. De seguida, foi tempo de a música assumiu lugar de destaque e abrilhantar ainda mais a noite. O espetáculo animado e cheio de ritmo da Orquestra Del Mar inundou o recinto e contagiou o público presente, que não resistiu em acompanhar com um pézinho de dança as músicas que iam desfilando em cima do Palco das Colheitas.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade