Oficinas3
Cultura Mundo Vila Verde

Adere-Minho expõe tradição dos Lenços dos Namorados no King´s College em Londres

A convite de João Silvestre, diretor do Centro Camões para a Língua e Cultura Portuguesa do King’s College, a ADERE-MINHO participou no Arts & Humanities Festival 2015, organizado pela Faculdade de Artes e Humanidades do prestigiado King’s College London, onde promoveu a exposição Fabric letters: the language of Portuguese fiancés’ kerchiefs, sobre a Tradição dos Lenços de Namorados do Minho.

A exposição decorreu no passado dia 14 (o festival, este ano subordinado ao tema Fabrication, decorre entre os dias 12 e 23 do mês de Outubro), reunindo uma selecção de 20 Lenços de Namorados do Minho certificados, com versos tradicionais e acompanhados de traduções em Inglês, Francês e Italiano, tendo sido elaborada uma brochura para o efeito, oferecida a todos os visitantes da exposição.

João Silvestre, director do centro, explicou que a escolha desta exposição surgiu do tema do Festival, que é “Fabrication”, que em inglês se relaciona tanto com criação como com têxteis. “Pareceu-nos que a tradição dos Lenços de Namorados do Minho respondia perfeitamente ao tema, tanto nos sentidos metafóricos, como no literal: os lenços são uma forma de escrever, aliada às artes manuais e ao saber artesanal”, vincou.

A iniciativa dirigiu-se a estudantes da universidade, mas também alunos de português de escolas em Londres, dando a conhecer não apenas os bordados, mas também os poemas e ditos populares, com tradução multilingue, chegando também a académicos que se interessam pela literatura popular europeia e tradições culturais. “Em outras culturas há tradições semelhantes de escrita bordada e os visitantes não deixarão de estabelecer comparações com as culturas de origem”, concluiu.

Integrado na exposição, decorreram em paralelo oficinas e workshops interactivos para diferentes públicos e idades, que estimularam a participação dos visitantes, iniciativas que se revelaram um sucesso, pela adesão e entusiasmo dos participantes. Destaque para o Workshop de Iniciação à arte de bordar, em que, em sessões de cerca de 30 minutos, duas artesãs ensinaram a bordar os pontos básicos dos bordados tradicionais minhotos, a oficina de Escrita criativa a partir de quadras tradicionais, em que os visitantes foram convidados a criar e escrever numa miniatura de “lenço” uma dedicatória para um familiar ou amigo e a Oficina de Colorir, onde os visitantes deram cor a reproduções dos lenços da exposição, usando a paleta de cores tradicionais.

A exposição contou com a visita de Sua Excelência o Embaixador de Portugal no Reino Unido – Dr. João Vallera, acompanhado do Presidente & Principal (Reitor) do King´s College, o Professor Edward Byrne.

A directora-geral da Adere-Minho, Teresa Costa, classificou esta visita como “uma honra e privilégio para a nossa Exposição dos Lenços de Namorados do Minho”, aproveitando a ocasião para convidar os dois ilustres visitantes a assumirem o papel de Embaixadores dos Lenços de Namorados do Minho, convite prontamente aceite. “Muito honrada pelo convite aceite pelo Sr. Embaixador Dr. João Vallera e pelo Professor Eduard Byrne que, com grande simpatia, aceitaram a missão de divulgar os Lenços de Namorados do Minho e a sua certificação”, congratulou-se a responsável da Adere-Minho.

No encerramento da exposição, a responsável da Associação fez também questão de presentear com um Lenço dos Namorados do Minho personalizado João Silvestre, director do Centro Camões para a Língua e Cultura Portuguesa do King’s College, impulsionador desta exposição e do convite dirigido à Adere-Minho, a quem agradeceu “pela hospitalidade,pela organização e pelo convite que possibilitou a promoção além-fronteiras desta maravilhosa tradição

Conceição Pimenta, João Silvestre, Teresa Costa, Camila Silva Eduard Byrne Embaixador Embaixador2 Fabric Letters Oficinas Oficinas2 Oficinas3 Oficinas4 Visita Embaixador Visita Embaixador2

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade