©  Lusa
© Lusa
Região

Mais de 750 mil artigos apreendidos em rede entre Norte de Portugal e Espanha

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje que desde o final de 2013 já apreendeu, no âmbito de uma ação conjunta com a polícia espanhola, 757 mil artigos contrafeitos em Espanha vindos do Norte de Portugal.

Fonte da ASAE explicou que este é o balanço da Operação Dakar II, uma das várias que aquela entidade, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, tem desenvolvido em colaboração com o Corpo Nacional da Polícia espanhola “no âmbito do combate à contrafação”.

Os números incluem já os resultados da iniciativa de fiscalização realizada na quinta-feira, “na zona do Grande Porto”, da qual resultou a apreensão de 100 mil artigos contrafeitos, avaliados em cerca de 50 mil euros, bem como a identificação e “inviabilização” de um armazém e duas fábricas onde a mercadoria era produzida.

Em comunicado, a ASAE diz acreditar que, com esta ação, “interrompeu um circuito de produção e distribuição, retirando do mercado nacional e espanhol uma quantidade notável de artigos contrafeitos”, para além de ter desativado “alguns armazéns e locais ilegais de fabrico”.

Durante a operação de quinta-feira, “foram executados sete mandados de busca, domiciliários e não domiciliários em armazéns e indústrias ilegais”.

Foram apreendidos “cerca de 100 mil artigos”, nomeadamente “vestuário, moldes, etiquetas e material de estamparia”, avaliados “num valor total que ronda os 50 mil euros”.

“Os alvos em causa operavam em território nacional e mantinham fortes relações comerciais com o seu destinatário final, o mercado espanhol de contrafação”, nota o comunicado da ASAE.

De acordo com aquela entidade, “esta ação realizou-se no seguimento de uma operação conjunta entre a ASAE e o Corpo Nacional da Polícia espanhola, tendo resultado, até ao momento, na apreensão de cerca de 757 mil artigos”.

A ação deve “prosseguir nos próximos meses”, acrescenta a ASAE.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade