Arquidiocese de Braga
Braga Região

Braga: Arquidiocese cria plataforma para desburocratizar processos eclesiásticos

A Arquidiocese de Braga criou uma “plataforma única e inovadora”, a Ekklesia, para gestão paroquial que pretende ser uma espécie de “simplex” a nível da Igreja para “desburocratizar” e “desmaterializar” processos entre paróquias e os serviços centrais.~

Na apresentação, hoje, do novo sistema de comunicação da arquidiocese bracarense, o padre Tiago Freitas explicou que a Ekklesia representa a “atualização” dos instrumentos da Igreja para “comunicar” com a comunidade cristã.

Desta forma, aquela plataforma permitirá dar inicio a processos de casamentos e batizados, acompanhar o processo, consultar horários de missas, fazer donativos, entre outras funcionalidades.

“É algo inovador e único, é uma plataforma única que permite, num único sítio, simplificar e agilizar processos administrativos entre as paróquias e os serviços centrais da Arquidiocese de Braga”, descreveu o pároco.

Aliás, disse, “é como se se tratasse de um “simplex” a nível da Igreja, de desburocratizar, desmaterializar estes processos entre paróquias e serviços centrais”.

A Ekklesia, adiantou Tiago Freitas, insere-se na estratégia da Igreja: “Comunicar está ano ADN da Igreja, desde sempre a Igreja comunicou, isto não é mais do que a atualização de alguns instrumentos e modalidades novas para cumprir esse propósito”.

Este é um projeto que a Arquidiocese gostava de ver passar as fronteiras bracarenses.

“Este é um modelo que pode ser alargado a outras dioceses e paróquias, quer em Portugal quer no estrangeiro, com todas as vantagens que isso pode trazer de complementaridade”, apontou o responsável.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade