CMB26102015SERGIOFREITAS0000001477
Braga Região

Novas gerações introduzem inovação à Empresas Familiares

Grande parte do tecido económico Bracarense assenta em empresas familiares e muito do seu sucesso fica a dever-se à constante renovação e qualificação das novas gerações, que souberam dar o melhor seguimento às ideias dos fundadores. A ideia foi defendida por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante o encerramento da conferência ‘Empresas Familiares’, que decorreu esta Quarta-feira, 28 de Outubro, no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga.

“São várias as empresas Bracarenses que têm no seu código genético uma gestão familiar e que, através das dinâmicas de renovação, conseguiram introduzir factores de inovação que as levou ao sucesso nacional e internacional”, afirmou o Autarca, considerando que esse crescimento tem sido importante para a afirmação do tecido económico do Concelho.

Lembrando que os desafios das empresas familiares são transversais a todos os sectores de actividade, Ricardo Rio referiu que muitas destas empresas devem ser vistas como “exemplos de boas práticas” que podem ser replicadas. “Ao longo dos tempos as empresas familiares conseguiram construir um factor identitário junto da comunidade em que estão inseridas. Essa proximidade foi muito útil para a cidade de Braga e para o seu desenvolvimento”, referiu.

A responsabilidade social e a “cultura de relacionamento com a Cidade” foram factos evidenciados por Ricardo Rio. O apoio por parte das empresas a valências sociais, a colectividades desportivas ou à dinâmica cultural de Braga é “matéria que migra de Pais para Filhos e que vai sendo preservada e fortalecida à medida que vão surgindo as novas gerações”.

A iniciativa contou com a participação de algumas empresas Bracarenses de base familiar. A Casais, a Torrestir e os Armazém dos Terceiros foram as empresas convidadas a darem o seu testemunho de empreendedorismo, tenacidade e competência, tendo como origem uma gestão familiar que levou ao desenvolvimento sustentável.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade