Clasvvr
Destaque Vila Verde

Conselho Local de Ação Social de Vila Verde aprova o Diagnóstico Social e o Plano de Desenvolvimento Social

(redação) O Município de Vila Verde reuniu nos Paços do Concelho o Conselho Local de Ação Social de Vila Verde (CLASVV) onde aprovou o Diagnóstico Social e do Plano de Desenvolvimento Social.

Esta reunião teve como ordem de trabalhos a apresentação e aprovação do Diagnóstico Social e do Plano de Desenvolvimento Social, a emissão de Pareceres para a candidatura ao Programa Escolhas solicitados pelo Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa e da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e a elaboração do Acordo de Parceria entre o Município de Vila Verde e o CLDS-3G Vila Verde.

Segundo o Presidente do CLASVV , Dr. António Vilela, “É apanágio da nossa gestão municipal trabalhar tendo como base o planeamento estratégico, assim sendo, o Plano de Desenvolvimento Social, consiste num documento que reflete a realidade social do concelho de Vila Verde e permite a definição da estratégia de desenvolvimento nessa área, possibilitando definir, com maior acuidade, princípios a seguir no futuro, bem como, desenhar uma estratégia concelhia promotora de inclusão e coesão social.”

Nesta reunião foram definidos dois eixos prioritários de intervenção social, os quais passamos a identificar: Eixo Prioritário 1 – Empregabilidade e Empreendedorismo, onde os domínios são promover o empreendedorismo em meio escolar e junto das baixas qualificações dos desempregados. As Prioridades neste eixo é o de incentivar a formação da comunidade educativa para o empreendedorismo e aumentar as competências sociais e profissionais dos grupos vulneráveis para a (re)inserção laboral.

Eixo Prioritário 2 – Gerações Ativas, os domínios de intervenção são o envelhecimento ativo e intergeracionalidade, tendo como objetivo combater o isolamento social e solidão. As prioridades é promover um acompanhamento em rede das situações de isolamento social e solidão e incentivar a população idosa para práticas de envelhecimento ativo e contactos intergeracionais.

De referir, que todos estes documentos, nomeadamente, o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social e a grelha dos indicadores fornecidos pelos parceiros estarão disponíveis na página do Município para consulta geral.

Nesta reunião esteve presente o Presidente do CLASVV, Dr. António Vilela, e a Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dr. Júlia Fernandes, onde agradeceram a presença e apresentações dos intervenientes e a colaboração dos parceiros que tiveram uma participação ativa na elaboração dos referidos documentos.

CLDSVV

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade