Braga Destaque Região Vila Verde

Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar de Braga este fim-de-semana

Os Bancos Alimentares Contra a Fome (BACF) voltam a apelar à solidariedade dos portugueses, em mais uma recolha de alimentos, nos dias 28 e 29 de novembro (sábado e domingo). Os portugueses, e os cidadãos do distrito de Braga em particular, têm respondido com grande generosidade a estes apelos, com a doação de bens alimentares.

“Sabemos que a Campanha que decorre este fim-de-semana realiza-se num contexto difícil para as famílias, mas, por mais pequena que seja a contribuição, muitas pessoas irão beneficiar dessa ajuda”, refere Isabel Varanda, do BACF Braga

A recolha de alimentos vai realizar-se por todo o distrito de Braga, em cerca de 100 lojas (supermercados e hipermercados) das mais diversas cadeias.

O produto da Campanha será distribuído localmente (no distrito de Braga) a mais de 70 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, através de 500 instituições de Solidariedade Social previamente selecionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano por voluntários visitadores.

“Este modelo de intervenção permite uma grande proximidade entre quem dá e quem recebe e possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai para além do mero assistencialismo”, destaca Isabel Varanda.

Com o apoio da Comunidade, em bens e voluntariado, foi possível distribuir, em 2014, 2 144 toneladas de alimentos, a 73 265 pessoas, através de 504 instituições.

Campanha ‘Ajuda Vale’ e Doação Online

Até ao dia 08 de dezembro (domingo), decorrem ainda a Campanha de Doação Online e a Campanha “Ajuda Vale” (nas lojas das várias cadeias de supermercados e hipermercados a operar no distrito).

Esta última permite a recolha de alimentos sob a forma de vales que representam alguns produtos básicos , como azeite, óleo, leite, salsichas e atum. Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, ‘1 litro de azeite’, ‘1 litro de leite’, etc.).

Este cupão, para além de mencionar que se trata de uma entrega destinada aos Bancos Alimentares Contra a Fome, refere de forma clara a identificação do tipo de produto, a respectiva unidade e inclui um código de barras próprio, através do qual é efectuado o controlo das dádivas. Ao efectuar o pagamento, o dador entrega o cupão “Ajuda Vale” na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa.

A logística de transporte para os Bancos Alimentares Contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.

Através desta modalidade, cuja execução será auditada externamente, os Bancos Alimentares Contra a Fome conseguirão chegar à quase totalidade das localidades do País, promovendo ainda mais uma lógica de proximidade e de facilidade de contributo.

Em simultâneo, será igualmente possível proceder à doação online de bens alimentares, através do site da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em http://www.alimentestaideia.net.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade