_MG_3547
Destaque Vila Verde

Crianças estiveram em contacto direto com o património natural de Vila Verde

(redação) Na semana dedicada à“Floresta Autóctone”, promovida de 21 a 27 de novembro, o Município de Vila Verde realizou um conjunto de atividades com o objetivo de incutir nos mais jovens a vontade de preservar a floresta, dar a conhecer as plantas autóctones mais abundantes do concelho, colocando as crianças em contacto direto com o património natural de Vila Verde.

Esta semana foi uma organização conjunta do Pelouro do Ambiente e do Pelouro da Educação do autarquia vilaverdense, tendo a Vereadora Júlia Fernandes e o Vereador Patrício Araújo, dos respetivos Pelouro, participado ativamente em todas as iniciativas desenvolvidas ao longo destes dias.

As comemorações iniciaram com a abertura de uma exposição de fotografia intitulada “A Nossa Floresta”, no Átrio dos Paços do Concelho, e com uma caminhada ambiental que se desenvolveu, mais uma vez, nas Encostas de Mixões da Serra, tal é o potencial paisagístico e cultural desta região. Um percurso pedestre pensado para a observação de cogumelos, da flora e fauna local, da paisagem e para o contacto com as aldeias mais típicas do nosso concelho.

Durante a semana dedicada à Floresta Autóctone, foram várias a ações realizadas junto das crianças que frequentam os estabelecimentos escolares do concelho. Os alunos do Centros Escolares de Cervães, de Soutelo e da Lage, tiveram oportunidade de assistir a demonstrações da ação no terreno de várias entidades como os Sapadores Florestais, a Equipa Municipal de Intervenção Florestal, os GIPS da GNR, os Bombeiros de Vila Verde e uma Equipa de Fogo Controlado do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Estas entidades desenvolveram, ainda, uma ação de fogo controlado no Monte da Cheira, onde os alunos da Escola Básica de Oleiros foram alertados para as ameaças que comprometem cada vez mais a conservação das florestas e conheceram um dos seus maiores perigos – os INCÊNDIOS.

Através de imagens elucidativas sobre a temática dos incêndios, os mais novos puderam também observar diferentes perspetivas desta realidade. Estas ações tiveram como objetivo dar a conhecer algumas técnicas de ação e instrumentos utilizados pelas várias entidades envolvidas e contou com a presença da Vereadora da Educação, Júlia Fernandes, do Vereador do Ambiente, Patrício Araújo e de elementos das Direções dos Agrupamentos de Escolas do concelho.

As crianças do Centro Escolar de Moure e Ribeira do Neiva assistiram, hoje, 27 de novembro, a uma palestra com a temática “Conhecer melhor a nossa Floresta” , dinamizada pelo Engº António Vivas do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Esta sessão pretendeu sensibilizar para a importância dos espaços florestais, dando a conhecer algumas espécies autóctones e realçando a sua importância no equilíbrio da floresta.

 

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade