Pedro Leitão
Pedro Leitão
Amares Braga Cultura Destaque Região

Faleceu o jornalista amarense Pedro Leitão

Natural de Bouro Santa Maria, concelho de Amares, Pedro leitão, ex jornalista de publicações como JN, Expresso, Público e fundador do Fronteira Notícias, faleceu aos 60 anos de idade.

Pedro Leitão iniciou a atividade jornalística em 1971 na delegação de Braga do diário portuense “O Primeiro de Janeiro”. Pertenceu ao  “Correio do Minho” até março de 1989 e colaborou com o jornal Expresso. Chegou a ser correspondente em Braga do extinto “Notícia da Tarde” e também da Rádio Difusão Portuguesa (RDP).

Entre os de 1985 e 2003 trabalhou no Jornal de Notícias onde chegou a ser coordenador, entretanto extinta, Delegação de Braga.

Em 2004, colaborou no jornal Público, mas, em Junho desse ano, fundou o “Fronteira Notícias”, o primeiro jornal transfronteiriço minhoto-galego escrito apenas em Língua Portuguesa e em Português da Galiza, que editou e dirigiu durante sete anos.

Em Braga destacou-se pelo persistente trabalho da valorização do passado da cidade. A viver em São Vicente, freguesia histórica da cidade, publicou trabalhos que davam conta da importância histórica de São Vicente no noroeste peninsular, nomeadamente pela sua ligação à antiga diocese de Dume.

Além da atividade jornalística, Pedro Leitão destacou-se ainda por trabalhos com associações juvenis do distrito de Braga na estimulação da leitura e da escrita.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade