Prof. José Augusto Pacheco
Região

José Augusto Pacheco reconduzido na presidência do Instituto de Educação da UMinho

O professor catedrático José Augusto Pacheco é reconduzido esta terça-feira, dia 26, como presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A cerimónia de investidura conta com o reitor António M. Cunha e decorre pelas 16h30, na sala de atos do Instituto, sito no campus de Gualtar, em Braga. Para o triénio 2016/2019, José Augusto Pacheco tem como vice-presidentes as professoras Leonor Torres e Alexandra Gomes.

José Augusto Pacheco doutorou-se na UMinho em Educação – especialização em Desenvolvimento Curricular, em 1993, sendo professor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa e investigador do Centro de Estudos em Educação desta academia. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, membro do Conselho Nacional de Educação e editor da “Revista de Estudos Curriculares”. Publicou cerca de uma centena de artigos científicos, 21 livros e venceu prémios, como o “Rui Grácio”. Coordenou vários projetos de investigação nacionais e internacionais, e orientou diversas teses de mestrado e doutoramento. Preside à Assembleia Municipal de Paredes de Coura, donde é natural.

O Instituto de Educação da UMinho tem cerca de 1800 alunos e uma centena de docentes doutorados. A oferta educativa inclui duas licenciaturas, mestrados e doutoramentos nas áreas de Estudos da Criança e Ciências da Educação. Oferece ainda estágios científicos avançados e pós-doutoramentos, no quadro de programas de mobilidade. Possui dois centros de investigação: o Centro em Estudos da Criança (CIEC) e o Centro de Estudos em Educação (CIEd). O ensino, a pesquisa e a interação com a sociedade têm sido pretexto para uma cooperação internacional intensa, com projetos em Timor, Moçambique, Angola, Cabo Verde e Brasil, além de parcerias relevantes com países europeus, como Espanha, Alemanha, França e Inglaterra.

Print Friendly

Comentários

Tags

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade