cinema_historia
Região

Município de Ponte de Lima associa-se aos 42 anos do 25 de abril

No âmbito das comemorações dos 42 anos do 25 de abril, o Município de Ponte de Lima, através a Biblioteca Municipal (BMPL) dedica a quarta edição da rubrica mensal Cinema História a Salgueiro Maia – uma das figuras mais emblemáticas da Revolução dos Cravos.

“Capitão sem medo”, documento que, na aproximação do evento, a BMPL coloca em suporte digital para uma consulta generalizada e em livre acesso,  apresenta duas sugestões cinematográficas que versam um dos episódios mais marcantes da vida social e política do século XX em Portugal.

O primeiro – Capitães de Abril – tem a assinatura de Maria de Medeiros e revisita as horas que antecederam o golpe militar até à deposição de Marcelo Caetano. O segundo – Bom povo português – tem a chancela de Rui Simões e documenta os acontecimentos ocorridos entre o 25 de abril de 1974 e o 25 de novembro de 1975, exatamente como foram sentidos pelos membros da equipa que, ao longo do processo revolucionário, foram simultaneamente espetadores, atores e participantes. O filme recolheu vários galardões, entre eles o Prémio Imagens e Documentos, no Festival Internacional da Figueira da Foz, e o Prémio Especial do Júri, no Festival Internacional de Cartagena das Índias (Colômbia).

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade