Poster
Braga Cultura País Região

Cientistas internacionais em Braga para debater avanços na alteração do genoma humano

 

O evento vai reunir 60 participantes e oradores internacionais como David Drubin (Universidade de Califórnia Berkeley), Christopher Burd (Universidade de Yale) e Alexander Sorkin (Universidade de Pittsburgh). A sessão de abertura é às 14:00 horas, com Sandra Paiva, coordenadora da iniciativa e investigadora do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

No programa destaca-se a palestra de Drubin sobre as novas tecnologias de edição do genoma humano, como o sistema CRISPR/Cas9, que a revista Science considerou a descoberta científica de 2015. Trata-se de uma “tesoura molecular” que corta e une o DNA em locais precisos, eliminando as mutações que provocam doenças. A ferramenta tem servido para curar doenças em ratos no laboratório e desenvolver modelos animais para estudar doenças e novas drogas. As questões bioéticas associadas têm gerado discussão na sociedade.

“Queremos abrir perspetivas no tratamento de doenças que afetam cada vez mais pessoas. As células de cancro, por exemplo, necessitam de muita energia e ao conseguirmos reduzir o número de transportadores podemos de algum modo privá-las de alimento, tornando-as mais sensíveis à quimioterapia”, explica Sandra Paiva.

O encontro, que se prolonga até terça-feira, é organizado pelo CBMA, tendo apoio da Embaixada dos EUA e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade