0 - Camilo e a Povoa de Lanhoso (2)
Braga Cultura País

Póvoa de Lanhoso assinala 170 anos da Revolução da Maria da Fonte

 

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já deu início à evocação dos 170 anos da Revolução da Maria da Fonte, através da realização de um ciclo de conferências, com a temática “Camilo Castelo Branco e a Póvoa de Lanhoso”, da exposição bibliográfica “Vida e Obra de Camilo” e do itinerário cultural pedestre “Nos Passos da Revolta”.

A Conferência realizou-se no passado dia 23 de abril. “Estamos no Centro Interpretativo Maria da Fonte (CIMF). É aqui e é hoje que damos início a um conjunto de iniciativas que pretendem evocar os 170 anos da Revolução da Maria da Fonte”, começou por referir o Vereador para a Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes.

“É com muito gosto que iniciamos este ciclo de conferências e de iniciativas diversas em parceria com os jornais Correio do Minho e Maria da Fonte”, salientou ainda o mesmo responsável, na abertura da exposição bibliográfica, que apresentou elementos pertença do CIMF e do Centro de Estudos Camilianos, de Vila Nova de Famalicão, como é o caso de um raro exemplar em castelhano, uma edição de bolso, de “A Maria da Fonte”.

“Apelo ainda a que participem nestas iniciativas, que emanam de um projeto que temos em curso, que é a instalação de um núcleo documental, aqui no Centro Interpretativo Maria da Fonte”, referiu ainda Armando Fernandes.

Estas conferências, que terão periodicidade mensal, para além de evocar historicamente a passagem do 170.º aniversário da Revolução da Maria da Fonte, também denominada Revolução do Minho, propõe-se, conjuntamente com os jornais “Maria da Fonte” e “Correio do Minho” (que assinalam, respetivamente, 130 e 90 anos de existência em 2016), fazer transpor para a contemporaneidade um conjunto de temáticas relevantes consideradas “Ao tempo da Maria da Fonte” e que no nosso tempo renovam a sua pertinência.

 

0 - Camilo e a Povoa de Lanhoso (4) 0 - Camilo e a Povoa de Lanhoso (6)

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade