Captura de ecrã 2016-04-30, às 05.43.47
Braga Destaque Vila Verde

Vila Verde sem Bandeira Azul mas Braga vai ter uma

A Bandeira Azul vai ser hasteada este ano em 314 praias, mais 15 atribuições do que em 2015, ultrapassando pela primeira vez a barreira das três centenas, anunciou hoje o presidente da associação promotora em Portugal. Vila Verde, e apesar de ter uma série de praias fluviais, das quais a mais conhecida e frequentada na região, a Praia do Faial, não foi contemplada por nenhuma Bandeira Azul.

Em contrapartida, e do outro lado da margem, o concelho vizinho de Braga conquista pela primeira vez uma Bandeira Azul. A Praia Fluvial de Adaúfe vai ter honras de hastear o galardão, depois de no ano passado ter sido considerada “Praia Acessível”.

As outras quatro praias do Distrito de Braga com direito Bandeira Azul estão todos no concelho de Esposende e são praia de mar: Cepães (Marinhas), Suave Mar (Marinhas), Ofir (Vila de Fão) e Apúlia (Apúlia).

Adaúfe

Desta forma o distrito de Braga dispões de cinco praias com Bandeira Azul.

No ano em que se comemoram 30 anos de Bandeira Azul, sob o mote “Trinta anos, trinta critérios, um objetivo”, José Archer referiu que o facto de a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuir mais de 300 distinções a praias é uma marca “significativa”.

Este número “representa aproximadamente 55% das praias designadas [com reconhecimento oficial] em Portugal”, colocando, percentualmente, o país no topo a nível mundial, afirmou o responsável aos jornalistas, após a conferência de imprensa de anúncio das atribuições deste ano, em Lisboa.

Em termos de valores brutos, Portugal, com 314 Bandeiras Azuis, é o quinto país com mais galardões conferidos, entre os 54 países que os atribuem, atrás da Espanha (578), Turquia (436), Grécia (395) e França (379).

Do total das bandeiras que vão ser hasteadas nas praias portuguesas, 292 são em praias costeiras e 22 são em praias fluviais, registando-se entre elas 10 que nunca tinham recebido a distinção.

(Notícia completa na versão impressa do Semanário V, 4 de maio)

 

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade