XXII edição da reunião anual entre GNR e Guardia Civil
País

Cooperação transfronteiriça foi tema de debate na XXII edição da reunião anual entre GNR e Guardia Civil

A XXII reunião anual de coordenação entre a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Guardia Civil decorreu, nos dias 5 e 6 de julho, em Salamanca, onde foram debatidas questões relacionadas com a cooperação transfronteiriça, nas áreas da segurança rodoviária, da investigação criminal, da proteção da natureza, no controlo das fronteiras e na cooperação internacional.

Tal como nas edições anteriores, as delegações foram lideradas por altas patentes operacionais de ambas as forças de segurança, com natureza e tarefas semelhantes nos seus respetivos países, onde partilham uma tradição de entendimento e cooperação mútua.

Ambas as instituições, que fornecem o núcleo de segurança pública na maior parte do território de fronteira de Espanha e Portugal, têm realizado uma avaliação da situação de segurança nos seus respetivos territórios e têm abordado o planeamento de novos desafios para o período anual que agora começa.

Um dos progressos mais patente desta cooperação é já evidente, com a implantação sazonal transfronteiriça dos membros da GNR em zonas costeiras de Pontevedra e guardias civis nas zonas costeiras de Sintra e Algarve. Até agora era comum ver a presença de militares da GNR com guardias civis mais perto dos territórios fronteiriços portugueses.

No entanto, o valor acrescentado destes serviços para a segurança dos cidadãos resultou no Plano Framework Turismo Seguro 2016. Esta cooperação transfronteiriça será reforçada durante o verão.

 

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade