Estátua de Prometeu, no campus de Gualtar, Braga
Braga Cultura País Região

UMinho afirma-se nos rankings internacionais

A Universidade do Minho tem vindo a subir nos principais rankings internacionais, como é demonstrado pelos resultados mais recentes do Scimago Institutions Rankings e do Center for World University Rankings (CWUR).

No primeiro caso, a UMinho é a 357ª a nível global, tendo progredido quase 200 posições desde 2010 e reforçado a sua presença nas comunidades académicas, na sociedade e na economia. Já no CWUR, e desde 2014, a UMinho subiu 76 lugares na visibilidade internacional, 42 nas publicações, 39 nas citações e 12 nas patentes.

O ranking Scimago avalia o desempenho na investigação, inovação e impacto social de 5147 instituições de ensino superior e I&D do mundo, tomando nomeadamente como referência o volume de publicações científicas e de citações na base de dados da Scopus. A lista é liderada pela Universidade de Harvard (EUA) e inclui 25 instituições portuguesas no top 700.

O ranking da CWUR destaca as 1000 melhores universidades do mundo. Na presente edição surgem instituições de 60 países, sobretudo dos EUA (224 representantes), China (90) e Taiwan (21). Portugal está presente com seis universidades: UMinho, Lisboa, Porto, Coimbra, Nova de Lisboa e Aveiro. No topo da lista estão as universidades de Harvard, Stanford, MIT (todas dos EUA), Cambridge e Oxford (ambas do Reino Unido). O ranking afere a qualidade da educação e formação dada aos estudantes, o prestígio dos membros das instituições e a qualidade da investigação produzida.

A UMinho vê assim confirmado o seu lugar de destaque como instituição de ensino superior com prestígio mundial. Os resultados alcançados refletem a pertinência da aposta numa estratégia realista de crescimento com qualidade e de afirmação internacional, prosseguida pela UMinho e resultante do envolvimento empenhado dos seus membros.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade