P1370708
Cultura País Região

Romaria de São Bartolomeu de volta em agosto e com inauguração de monumento às rusgas

A Capital das Rusgas Populares anunciou, em conferência de imprensa, a inauguração de um monumento a fazer jus a este estatuto e apresentou o cartaz e a programação da Romaria.

Um monumento às rusgas com inauguração marcada para o dia 19 de agosto, o primeiro dia das festas, na Praça da República, é apenas uma das novidades deste ano. Mantendo o enfoque na tradicionalidade e nos fatores distintivos da Romaria, Ponte da Barca anunciou várias novidades para a edição 2016 da Romaria de S. Bartolomeu. Um concurso de montras engalanadas para a Romaria pretende aumentar a envolvência do comércio tradicional ao mesmo tempo que torna mais atrativa a visita à sede do concelho. Este concurso inspira-se na tradição secular de colocar franjeiros nas janela e colchas à passagem do cortejo e procissão, gestos que o Município Barquense espera que se mantenham.

A simbologia do cartaz deste ano remete para as várias gerações que vivem e sentem intensamente, ainda que cada uma à sua maneira, a Romaria de S. Bartolomeu. Uma romaria que nas palavras do autarca Barquense, Vassalo Abreu, “é de todos e para todos, vindos de todo o concelho, a que se juntam os muitos conterrâneos espalhados pelo mundo e de milhares de forasteiros, da região e de outros locais do país, que visitam o concelho nesta semana festiva. Vêm pela gastronomia, pelo divertimento, mas sobretudo pelo ambiente caraterístico e acolhedor, quase familiar, da Romaria”.

A última novidade anunciada prende-se com o projeto”Ó Meu S. Bartolomeu” que tendo como horizonte uma eventual candidatura da Romaria de S. Bartolomeu a Património Imaterial da Humanidade pretende, durante a semana em que decorrem as festividades, recolher entrevistas aqueles que queiram deixar o seu depoimento, antigo ou recente, e com isso adensar a recolha que está a ser feita para memória futura.

(Notícia completa na edição impressa do Semanário V, do dia 27 de julho)

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade