Pica Chão
Cultura Destaque Entertainment Lifestyle Vila Verde

“Pica no Chão” entre as propostas do fim de semana gastronómico de Vila Verde

Arroz Pica no Chão e, como sobremesa, Pudim Abade de Priscos são as propostas do fim de semana gastronómico de Vila Verde, que vai decorrer de sexta-feira a domingo, informou hoje o município.

Os participantes terão direito a descontos e condições especiais quer nos 10 restaurantes aderentes quer no alojamento em perto de 20 empreendimentos turísticos.

De uma forma geral, o Pica no Chão é entendido como um frango do campo criado em liberdade, alimentando-se do que vai conseguindo “picar”. É confeccionado de diferentes formas, sendo o arroz de cabidela, feito com sangue do animal, a sua expressão mais emblemática.

Já o Pudim Abade de Priscos tem a particularidade de levar, na sua confeção, lascas de toucinho, que devem ser de porco bísaro e ter um pouco de entremeada.

Este pudim evoca o padre Manuel Joaquim Machado Rebelo, que nasceu em 1834 na freguesia de Santa Maria de Turiz, concelho de Vila Verde, mas que foi em Priscos, Braga, que se distinguiu pelos seus dotes culinários, sendo muitas vezes chamado a cozinhar por ocasião de visitas da família real, ministros ou bispos.

O programa do fim de semana gastronómico de Vila Verde inclui também duas atividades de natureza, nomeadamente o Trilho da Nóbrega e a Caminhada Ambiental ‘Zona Ribeirinha entre o Homem e o Cávado’, que vão levar os participantes à descoberta das paisagens naturais do concelho.

Destaque ainda para a VI Mostra Doces e Sabores do concelho e para as ‘Conversas da Letra’, seguidas de uma visita guiada à Cervejaria Artesanal – Letraria, com degustação de cerveja e cogumelos.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade