filipe-lopes
Destaque Filipe Lopes Opinião Vila Verde

Opinião de Filipe Lopes: “Recolha de Resíduos Sólidos e Urbanos”

Nos últimos dias os vilaverdenses foram confrontados novamente com várias notícias negativas relativamente ao processo de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos.

Sendo este um assunto demasiado sério para se fazer notícias, com o objetivo de criar factos com base na calúnia e na mentira, convém que se esclareça que no ano de 2013, o Município de Vila Verde, através de um concurso público internacional adjudicou o serviço de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, onde prevê o seguinte:

. A instalação de 75 contentores subterrâneos, tornando Vila Verde o concelho do país com o melhor rácio de distribuição destes equipamentos, 1 contentor por cada 640 habitantes, repartidos por todo o Concelho.
. Além destes 75 contentores subterrâneos, foram ainda colocados largas dezenas de novos contentores de superfície pelo Concelho, o que permitiu melhorar todo o serviço de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos.
. O referido contrato, assinado em 4 de Fevereiro de 2014 foi visado pelo tribunal de contas em 6 de Março de 2014 e é valido por 10 anos representando um encargo com a prestação do serviço de 495.000,00€ por ano, o que se traduz numa economia anual de mais de 150.000,00€ face aos encargos anteriores, quando o serviço era realizado pelos serviços Municipais.
. No âmbito deste contrato foram ainda criados novos circuitos, reforçados os existentes e introduzidas novas rotinas higiénicas como lavagem sistemática de contentores.
. Este serviço inclui também a recolha de “monos e monstros” que decorre uma vez por semana, às quartas-feiras, após agendamento eletrónico, podendo todos os vilaverdenses beneficiar deste serviço sem qualquer custo.

– Também prevê ações de sensibilização, e é do conhecimento de todos a realização das referidas ações, nomeadamente as diversas publicações e anúncios realizados na comunicação social, bem como as ações levadas a efeito junto da comunidade escolar em todos os Agrupamentos de Escolas de Vila Verde e no Salão Nobre do Município.

Em suma, a celebração deste contrato teve como objetivo a melhoria do serviço de Recolha de Resíduos Sólidos e Urbanos e de economizar recursos através da implementação de novos equipamentos e de novas metodologias de recolha.

Print Friendly

Comentários

Tags

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade