filipe-silva
Filipe Silva Opinião

Opinião de Filipe Silva: “Os bombeiros merecem muito mais!”

Todos os verões (e não só) os soldados da paz arriscam corajosamente as suas vidas para defender as populações. No entanto, o fogo não é a única ameaça que paira sobre os homens e mulheres que combatem as chamas de forma voluntária até à exaustão das suas forças. Os dirigentes já provaram por mais que uma vez que não estão à altura dos nobres pergaminhos da instituição que representam.

O caso vilaverdense é por demais flagrante nesta matéria. A comunicação social noticiou uma ambulância com marcha assinalada em pleno centro de Vila Verde para transportar apresentadores da TVI. Instado a comentar o assunto, o presidente da associação humanitária vilaverdense veio a público dizer que “é tudo normal” e que “é um serviço solicitado pela Câmara de Vila Verde”. Declarações que, a serem verdadeiras, atestam a forte influência do Município numa instituição que em nome do bem comum se quer isenta e independente.

Dias depois, o que era perfeitamente normal passou a ser absolutamente inaceitável. Em declarações à Lusa, admitiu o uso de sirenes no transporte de apresentadores, prometendo de seguida identificar e punir os infratores. “Queremos saber porque é que isso aconteceu para apurar responsabilidades”, garantindo que se fosse considerado culpado o condutor poderia receber “repreensão por escrito ou despedimento”.

Entretanto, as averiguações da Proteção Civil e do INEM concluíram que a responsabilidade foi do vice-presidente dos Bombeiros (e Chefe de Gabinete do presidente do Câmara) a dar a ordem e foi responsabilizado pela infração. Por esta altura, a direção dos bombeiros volta a mudar de postura para defender a sua dama. Primeiro, ameaçou que demitia o bombeiro condutor da viatura no caso de ser declarado culpado. Depois, quando se provou que o infrator foi um membro da direção, a mão de ferro afrouxou e não há (para já) qualquer castigo à vista para o prevaricador.

No meio disto tudo, além de revelarem uma incapacidade confrangedora para desempenharem os cargos que opulentamente ostentam, os responsáveis por algumas das mais prestigiadas e influentes instituições de Vila Verde demonstram uma falta de escrúpulos assustadora, que não os coíbe de perseguirem profissionais competentes, de denegrirem a imagem dos bravos soldados da paz e de representarem em si mesmos um embaraço para a nobre instituição que representam. Os Bombeiros merecem muito mais!

Print Friendly

Comentários

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade