filipe-silva
Filipe Silva Opinião

Opinião de Filipe Silva: “Quem não tem que fazer… inventa!”

Os constantes engarrafamentos na EN 101 roubam aos vilaverdenses e visitantes saúde, dinheiro e momentos em família. Contribuem para aumentar a pegada de carbono do concelho (com consequências nefastas para a saúde pública) e limitam o potencial de desenvolvimento da indústria e do comércio, que dependem da qualidade das ligações viárias para desenvolverem a sua atividade de forma eficaz e eficiente. A isto alia-se a falta de passagens para peões e de manutenção dos separadores, que colocam em causa a segurança dos cidadãos.

Por estes motivos, e mais alguns, a melhoria das condições viárias e a criação de uma alternativa à EN 101 (a tão desejada via de cintura interna) são combates que as populações travam há décadas, com meios próprios e totalmente desamparadas, sem qualquer apoio por parte do poder local e central. Pessoalmente, juntei-me a esta luta há mais de dez anos, primeiro como cidadão anónimo e depois no desempenho do cargo de presidente da Junta de Freguesia de Soutelo, pela relevância do tema para o desenvolvimento do concelho.

Durante todo este tempo, apercebi-me de uma realidade assustadora. As populações e os presidentes de Junta estiveram abandonados à sua sorte nesta intensa jornada de reivindicação. Ao longo das décadas, os sucessivos executivos social-democratas que têm governado os destinos do concelho pouco ou nada fizeram para resolver o problema, nem tão pouco apoiaram o esforço dos vilaverdenses nesta campanha. No entanto, mal se houve falar que o Governo vai finalmente fazer avançar com o processo, os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga reúnem em Vila Verde e prometem fazer algo que o povo já fez por dezenas de vezes (se estivéssemos à espera deles…) e garantem que vão “levar a questão à Assembleia da República”.

Em vez de se mostrarem dignos do voto popular e justificarem os salários que auferem, 20 anos depois das primeiras manifestações, ocupam o dia a reunir sobre a possibilidade de levar o problema à Assembleia da República. Quem não tem que fazer… inventa!

Print Friendly

Comentários

Filipe Silva

Filipe Silva

Presidente da Junta de Freguesia de Soutelo / Gestor de Projetos

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade