Enterro pai velho
Cultura Região

Entrudo. Câmara de Ponte da Barca disponibiliza transporte para o “Enterro do Pai Velho”

No âmbito da realização do Entrudo tradicional de Lindoso – Enterro do Pai Velho, a Câmara Municipal de Ponte da Barca disponibiliza transporte gratuito para os interessados em assistir às festividades do Pai Velho no domingo, dia 26, nos seguintes horários: partida às 9:00 horas e regresso às 13:00 horas; ou partida às 14:00 horas e regresso às 18:00 horas, com ponto de encontro na paragem de autocarros junto à fonte de São João. As inscrições podem ser feitas para o email portalindoso@cmpb.pt indicando o nome e contacto, ou presencialmente na Loja Interativa de Turismo, até sexta feira, dia 24.

O Enterro do Pai Velho arranca no dia 26 de fevereiro, “Domingo Gordo” e prolonga-se até ao dia 28 de fevereiro, dia de Carnaval. A iniciativa, levada a cabo em parceria com a Junta de Freguesia de Lindoso e a Associação Os Amigos de Lindoso, realiza-se nas terras altas, onde tem lugar o engalanado cortejo que transporta o Pai Velho pelos lugares para que o povo se junte à festa e celebre os dias de Carnaval.

Em frente dos espigueiros e da eira comunitária, e tendo como pano de fundo o Castelo Medieval, o busto de madeira do Pai Velho é transportado, sempre nas manhãs de domingo e terça-feira. Atrás, seguem as rusgas de concertinas, bombos, ferrinhos e castanholas, não faltando as máscaras dos foliões, disfarçados com trajes tradicionais.

À meia-noite de terça-feira é feito o enterro do Pai Velho e lido o testamento. Uma Feira de Produtos Locais, Concertinas, Bailes Populares até ao Enterro do Pai Velho e Leitura do Testamento, que encerram esta festividade, fazem do Carnaval do Lindoso – Ponte da Barca, uma das últimas celebrações mais tradicionais do Entrudo no nosso país.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade