Hipoterapia3
Amares Destaque Região

Amares. Hipoterapia é novidade em Caldelas

A reabilitação para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida através de terapia com recurso a cavalos é novidade em Amares, na Quinta de Lamoso.

O Semanário V falou com Manuel Silva, formado em Hipoterapia e atual instrutor de aulas de equitação que pretendem dar melhor qualidade de vida a crianças com necessidades educativas especiais.

“A similariedade dos movimentos do cavalo com o do ser humano é a chave neste tipo de tratamento. As oscilações do cavalo são fundamentais para as crianças recuperarem ou até ganharem mobilidade. Aprendem de certa forma os movimentos de andar”, diz o instrutor da quinta em Caldelas.

“Mas há toda uma parte mental que sai reforçada”, garante Manuel Silva, explicando que “é um estímulo muito grande quando conseguem fazer algo que pensam que não conseguiam. É como uma vitória”.

Sobre aquilo que começou como uma experiência, torna-se agora uma certeza. “Começamos há um mês e já recebemos mais de 30 crianças por isso acho que está a correr muito bem”, revela Manuel Silva.

Natural de Ferreiros, este ex-militar apaixonado por cavalos gere toda a parte relacionada com a hipoterapia, desde as aulas à própria limpeza do estábulo. “É satisfatório saber que podemos ajudar estas crianças. É um orgulho para mim”, confessou ao V.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade