filipe-silva
Filipe Silva Opinião

Opinião de Filipe Silva: “Um concelho sem Norte!”

O concelho de Vila Verde está sem Norte, tanto no sentido literal como no figurativo. A escassez de emprego levou a uma debandada geral dos jovens vilaverdenses, que se sentiu de forma mais categórica na zona Norte do concelho. De facto, não é um problema exclusivo de Vila Verde, é uma catástrofe que abalou o país de Norte a Sul. A geração mais qualificada da história de Portugal foi procurar fora de portas a estabilidade e dignidade que não encontrou no país que a viu nascer.

No entanto, o que é realmente assustador, o que revela o verdadeiro desnorte, é a resposta balofa do executivo municipal perante a calamidade. A Câmara Municipal de Vila Verde responde ao fenómeno do desemprego e ao flagelo da desertificação com investimentos de milhões de euros cofres públicos em infraestruturas de lazer. Os vilaverdenses emigram porque não conseguem pagar a renda, a comida e a água. Mas em vez de estimular a economia e atrair empresas, o Município opta por tentar contrariar a tendência investindo em piscinas, parques geriátricos e pavilhões gimnodesportivos. Isto seria uma excelente anedota, se não fosse verdade.

Mas, infelizmente, é verdade. É verdade que as acessibilidades são as mesmas há décadas e não foi feito qualquer esforço para atrair a indústria e o comércio. É verdade que a zona Norte do concelho alberga paisagens de rara beleza natural e apresenta um potencial enorme para o turismo de natureza que tem sido sistematicamente desaproveitado. É verdade que não existe uma visão estratégica para o concelho e que o dinheiro dos contribuintes continua a ser esbanjado em investimentos que não respondem às necessidades e anseios das populações.

Uma política de faz de conta, repleta de investimentos ocos que pretendem apenas disfarçar a falta de resultados e de estratégia de um executivo, que, nos dias que correm, despende mais tempo a prestar contas à justiça que a trabalhar para resolver os problemas dos vilaverdenses.

Print Friendly

Comentários

Filipe Silva

Filipe Silva

Presidente da Junta de Freguesia de Soutelo / Gestor de Projetos

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade