Nuno Cerqueira_Ovo na Ponte
Cultura Destaque Vila Verde

Prado. Comer um ovo na ponte sobre o rio Cávado espera atrair milhares

A Vila de Prado prepara-se para cumprir uma das mais peculiares tradições de páscoa: comer um ovo em cima da ponte à meia noite do dia de Páscoa.

A Ponte de Prado volta a ser palco de uma tradição antiga que resiste ao desgaste do tempo e continua bem viva nos dias de hoje, atraindo inúmeros pradenses e visitantes à ponte da dinastia dos “Filipes”.

“Aquele que, à meia-noite do dia de Páscoa, sobre ela comer um ovo cozido, passará todo o ano sem ser acometido de dores de cabeça”, reza a lenda.

Diz a voz do povo que as cascas do ovo devem ser lançadas sobre o leito do rio Cávado para que se cumpra a profecia popular.

Com ou sem superstição, a verdade é que os ovos cozidos já tomaram conta do tabuleiro da centenária ponte filipina, tradicionalmente acompanhados com champanhe.

“Um palco de excelência para o encontro de velhos amigos e longas conversas pela noite dentro. Uma ocasião de amizade, confraternização e muita alegria, que são os verdadeiros pilares da tradição”, refere Paulo Gomes, presidente da junta.

 

Print Friendly

Comentários

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade