I guerra mundial
Cultura Destaque Vila Verde

Lage. Antigos combatentes da I Guerra Mundial homenageados na Escola do Penedo

A D’Arte- Associação de Artistas de Vila Verde promove, no próximo dia 22 de abril (sábado), mais uma “Conversa no Penedo”, na sua sede, na Lage, desta vez para recordar e homenagear os militares vila-verdenses que há um século, integrados no Corpo Expedicionário Português (CEP), partiram rumo a França para combater naquela que foi a I Grande Guerra Mundial.

É orador convidado para esta conferência, na Escola do Penedo, às 21:00 horas, o historiador Joaquim da Silva Gomes, Licenciado em História e Ciências Sociais pela Universidade do Minho.

Após a palestra será apresentada uma breve descrição biográfica de nove combatentes lagenses que embarcaram ao serviço do CEP, precisamente no dia 22 de abril de 1917 (há 100 anos), em direção à Flandres francesa, resenha essa que se espera venha a suscitar uma interessante conversa com familiares desses militares.

A apresentação está a cargo do professor Francisco Vale e do jornalista Jorge Oliveira. Modera a tertúlia Maciel Cardeira, presidente da D’Arte.

Esta “Conversa no Pendo”, que irá abordar também outras guerras em que estiveram militares do concelho, será enriquecida ainda com uma exposição de postais da I Guerra Mundial, textos, fotografias e boletins militares de cada um dos combatentes da Lage.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade