Mais de dez mil na Senhora do Alívio naquela que é uma das maiores romarias do norte de Portugal
Terras de Bouro

Romarias do Minho. Está quase aí a candidatura a Património da UNESCO

A Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, em colaboração com o Município de Terras de Bouro, recebeu no dia 19 de abril, no Hotel S. Bento da Porta Aberta, o 6.º Encontro das Romarias do Minho que juntou vereadores e técnicos da área da Cultura de vários municípios do Minho e Alto Minho, bem como membros de Confrarias e Comissões de Festas.

Os intervenientes procuraram e debateram outras formas de colaboração, tendo em vista a concretização da candidatura das Romarias do Minho ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e futuramente à UNESCO.

O encontro começou por apresentar as particularidades da Romaria de S. Bento (Terras de Bouro) e da Festa das Cruzes (Barcelos). Durante a iniciativa foi feito um ponto de situação dos vários processos de inventariação que cada presente pretende registar no Inventário Nacional do Património Cultural. Neste âmbito, foi importante o contributo do Diretor do Museu Nacional de Etnologia, Paulo Costa, que esclareceu os presentes sobre qual a metodologia a utilizar no registo do inventário do património cultural imaterial.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade