biblio senior
Cultura

Ponte de Lima. Projeto BiblioSénior recupera brincadeiras de antigamente

O BiblioSénior – projeto de dinamização de ações vocacionadas para a população idosa do concelho de Ponte de Lima – dedicou a edição deste ano às “Brincadeiras de Antigamente”, levando às instituições prestadoras de cuidados de saúde e lazer um conjunto de divertimentos e de jogos praticados em tempos passados.

Durante os meses de fevereiro e março, a iniciativa dinamizada pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima recuperou diversas atividades lúdicas tradicionais que marcaram a infância de muitos idosos, com particular destaque para o pião, o rapa, o botão, as pedrinhas, a bilharda, a cabra-cega, entre outras brincadeiras infantis caídas em desuso.

O exercício descontraído de evocação de memórias pessoais e coletivas, que permitiu ainda a reabilitação de alguns elementos do universo feminino – designadamente as populares bonecas de trapos – incluiu também a leitura de pequenos textos de Trindade Coelho e a interpretação de músicas tradicionais.

As instituições abrangidas pelas sessões do BiblioSénior foram a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, o Centro Paroquial e Social (CPS) de Santa Cruz do Lima, o CPS de S. Martinho, o CPS de Calheiros, o CPS de Fornelos, o CPS de Arcozelo, o Centro Comunitário de Refoios, o Centro de Dia de Vitorino dos Piães, o Lar Casa de Magalhães de Freixo, entre outras associações do concelho com valências de apoio a idosos.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade