Feira do Livro Ponte da Barca
Cultura Ponte da Barca

Ponte da Barca. Feira do Livro de 17 a 21 de maio com grandes nomes nacionais

Diogo Piçarra, Valter Hugo Mãe ou Mário Augusto são alguns dos nomes de destaque deste ano, numa edição que mistura livros, música, apresentações de obras e encontros com autores

O concelho de Ponte da Barca recebe durante cinco dias a 24ª Edição da Feira do Livro, uma das mais antigas iniciativas culturais da vila que, como já vem sendo hábito, é pautada pela diversidade de atividades que congregam encontros com autores, apresentação de obras, concertos de música, entre outros.

A abertura da Feira do Livro de Ponte da Barca está prevista para as 10h, seguida do Encontro com ilustrador Sebastião Peixoto, e à noite (21h30) a apresentação do projeto Diogo Piçarra em Pessoa, que resulta do trabalho desenvolvido pelo músico e a Betweien, que desenvolve, concebe e implementa projetos inovadores.

Trata-se de um projeto criativo de descoberta, reinvenção e reconstrução da obra de Fernando Pessoa e seus heterónimos, da autoria de Diogo Piçarra. No final, o autor fará uma sessão de autógrafos. A apresentação de livro ‘Homens Imprudentemente Poéticos’, de Valter Hugo Mãe (dia 19, às 21h30), um dos escritores mais importantes do panorama literário português, ou a Conversa entre autores ‘O papel da televisão nos dias de hoje’ – com Mário Augusto e Luís Castro (dia 20, às 22h) painel de jornalistas, autores e comentadores que dispensa apresentações, são outros dos destaques desta edição.

Durante a semana os escritores Pedro Lamares, John Gallo, Raul Minh’Alma, entre outros, farão também parte deste certame que vai incluir ainda diversas atividades para as crianças, como apresentações de livros infantis e juvenis, workshop de ilustração, Yoga, entre outras. Vai ter lugar também a Entrega dos Prémios do Concurso de Leitura, que decorreu ao longo do ano entre os alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e da EPRALIMA.

Estas propostas consolidam o aumento significativo do número de visitantes que ano após ano procuram a Feira do Livro, como aliás sublinha a vereadora da Cultura, Sílvia Torres: ‘na feira do livro de Ponte da Barca apostamos numa oferta diversificada, criando um espaço dedicado aos livros, à cultura, à pedagogia e ao lazer, o que tem contribuído para a afirmação deste evento como referência obrigatória na região’.

A 24ª Edição da Feira do Livro tem entrada livre em todos os eventos e decorre na Casa da Cultura, em Ponte da Barca.

Programa

17 de maio, quarta-feira

10:00 Abertura Oficial da XXIV Feira do Livro de Ponte da Barca.

10:15 Encontro com ilustrador – Sebastião Peixoto – alunos do ensino básico vão ter a oportunidade de conversar e interagir com o ilustrador debruçando-se nos seus livros “O País sem Números”, “O homem da nuvem escura”.

15:00 Entrega dos Prémios do Concurso de Leitura, que decorreu ao longo do ano entre os alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e da EPRALIMA.

21:30 Apresentação do projeto Diogo Piçarra em Pessoa, que resulta do trabalho desenvolvido pelo músico e a Betweien, que desenvolve, concebe e implementa projetos inovadores. Trata-se de um projeto criativo de descoberta, reinvenção e reconstrução da obra de Fernando Pessoa e seus heterónimos, da autoria de Diogo Piçarra. No final, o autor fará uma sessão de autógrafos.
18 de maio, quinta-feira
10:00 Abertura

10:00 I 11:00 Leitura animada – “Aqui há história…”, projeto de incentivo à leitura promovido pela CMPB, proporcionará um momento de diversão em redor de livros infantis aos meninos e meninas do ensino pré-escolar do concelho.

18:30 – Lançamento de livro “O Benemérito Farsante” – Boaventura Rodrigues da Silva, autor nascido em Ponte da Barca, atualmente residente em Vila do Conde, apresenta-nos a sua última obra, que conta o percurso de alguém que, da ruína na infância e perante as adversidades da vida, se consegue consagrar um herói.
21:30 “Entre Nós e as Palavras” – Pedro Lamares vem partilhar a sua paixão pelo universo poético, tentando desmistificar a relutância que a maioria das pessoas (não só os adolescentes, porque estes se tornam adultos e a distância permanece) têm em relação à poesia. Lê poemas, conta histórias sobre os autores ou sobre a forma como fez a aproximação a esses textos, peripécias do ofício, circunstâncias que lhe pareçam relevantes para ajudar a uma adequação mais tangível da poesia à nossa vida enquanto cidadãos, agentes sociais, pessoas pensantes e emocionais.
19 de maio, sexta-feira
10:00 Abertura

10:00 I 11:00 I 14:00 I 15:00 – Encontro com ilustradora – Danuta Wojciechowska – alunos do ensino básico vão ter a oportunidade de conversar e trabalhar com a ilustradora debruçando-se nos seus livros “O que se vê no ABC”, “Um, dois, três, conta lá outra vez” e “Portugal para Crianças”.

18:00 Apresentação do livro “Floresta Negra” – John Gallo, um fotógrafo português que tem sido distinguido internacionalmente desde 1998, iniciou em 2015 uma série fotográfica focada na floresta ardida, com o objectivo de contribuir para a sensibilização quanto à necessidade de preservar a natureza e de prevenir novos incêndios. Floresta Negra” é um livro de fotografia mas também um website, uma campanha de sensibilização e educação, exposições, workshops: um hino à natureza e aos heróis que a protegem. A exposição de fotografia estará patente durante a Feira do Livro.

21:30 Apresentação de livro “Homens Imprudentemente Poéticos” – Valter Hugo Mãe, considerado como um dos escritores mais importantes do panorama literário português, vem falar-nos deste que é o seu último livro e que nos transporta para a cultura japonesa através das vidas do artesão Itaro, do oleiro Saburo, da menina Matsu e Kame, entre outras.

22:30 Momento Musical com António Rocha e Inês Sousa
20 de maio, sábado
10:00 Abertura

10:30 I 11:30 Leitura animada de duas histórias “O Grufalão” e “A Boca que gritava demais” – Aqui há história…”, projeto de incentivo à leitura promovido pela CMPB.

15:30 Viajando pelas Artes – O Imaginário de Miró – Nesta atividada, destinada a crianças dos 4 -10 anos de idade, vamos falar sobre a vida e obra do pintor, replicar uma das suas obras com a ajuda de vários materiais e técnicas e ainda fazer jogos alusivos ao tema da pintura e do artista. Participação sujeita a inscrição prévia através do email biblioteca@cmpb.pt.

17:00 Apresentação de livro “Agarra quem não te larga” – Raul Minh’Alma. Neste livro, a missão de Raul Minh’alma é dar voz aos corações que sofrem e às mentes que sonham e não querem deixar de acreditar no amor e na vida. É fazer o leitor sentir-se ouvido, compreendido e confortado, na dor ou na alegria. Larga Quem Não Te Agarra é composto por 500 textos com os relacionamentos como tema central.
22:00 Conversa entre autores “O papel da televisão nos dias de hoje ” – com Mário Augusto, Luís Castro e Felisbela Lopes. Este painel de jornalistas, autores e comentadores, que já dispensa apresentações – pelo seu trabalho literário e projeção mediática –, propõem uma reflexão e informal debate sobre a importância que a televisão tem nas nossas vidas, atualmente.
21 de maio, domingo
10:00 Abertura

10:30 Yoga com histórias – “ A lagartinha que tinha um sonho”. Nesta sessão de Yoga com Histórias vais ficar a conhecer e despertar o corpo e a mente! Diverte-te neste momento de magia! A atividade é dirigida a famílias com crianças entre os 4 e os 10 anos.

15:30 Lançamento Oficial do livro “Fernão de Magalhães – Eu não sirvo a Castela, sirvo o mundo inteiro” – João Manuel Ribeiro – Esta obra de literaturta juvenil, que conta com o apoio do Município de Ponte da Barca, conta-nos a história de vida do grande explorador dos mares, desde a infância em Ponte da Barca até à morte em Cebu, nas Filipinas e dos obstáculos que teve de ultrapassar para que fosse realizada a primera viagem de circum-navegação à Terra.

21:30 Apresentação do projeto musical “Pessoas de Fernando” – Miguel Fernandes, Gil Milheiro, Manuela Melo e Margarida Dias – Antologia de poemas de Fernando Pessoa, divididos em três esferas temáticas de criação do poeta (A Morte, O Amor, Do Sonho ao Desencanto) e depois musicados e declamados numa “simbiose artística inalienável”.

23:00 Encerramento da XXIV Feira do Livro de Ponte da Barca.

Print Friendly

Comentários

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade