Vila Verde

Vila Verde. Evocação do primeiro centenário da Grande Guerra

 

“A Evocação do 1º Centenário da Grande Guerra é muito importante para reconhecer o esforço e dedicação de tantos soldados portugueses, entre os quais perto de 400 soldados vila-verdenses, que combateram na 1ª Grande Guerra, entre 1914 a 1918”, Foi desta forma que o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, se dirigiu a uma plateia que participou, hoje, 8 de junho, na cerimónia de Evocação do 1º Centenário da Grande Guerra, onde foram evocados todos os militares vila-verdenses que estiveram no palco da guerra entre 1914-1918, em Flandres, Moçambique e Angola.

O autarca vila-verdense referiu “ é graças a estes combatentes que hoje vivemos num país livre, sem guerras, com uma política voltada para o crescimento e desenvolvimento social, económico e cultural. O fato de muitas pessoas não terem conhecimento dos horrores que se viveram com esta guerra leva a que, hoje, assistamos a tantos conflitos mundiais”, disse.

Palestra com o historiador Manuel Penteado Neiva

“Como historiador interessou-me pegar na história da I Guerra Mundial, um tema pouco explorado e quase esquecido e no qual Vila Verde se destacou. Daqui partiram cerca de 400 combatentes”, as palavras foram de Manuel Penteado Neiva, historiador e responsável pelo livro que irá ser editado brevemente sobre “Os vila-verdenses na Grande Guerra”. Segundo Penteado Neiva esta obra é o resultado da compilação de várias fontes de informação, nomeadamente de familiares de ex-combatentes, como diários, postais, cartas, livros, capacetes, uma máscara de gás… muitos objetos e recordações guardadas. É com base nestas memórias que conta a história dos combatentes vila-verdenses na guerra, mas de “um ponto de vista mais humano”. Na sua intervenção Penteado Neiva fez um apelo a todos os familiares e amigos dos combatentes para fornecerem informação que possuam destes heróis de guerra, no sentido de a incluir no livro.

 “Vila-verdenses na 1ª Grande Guerra”

Após a palestra foi inaugurada a exposição “Vila-verdenses na 1ª Grande Guerra”, que está patente ao público, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, em Vila Verde, até 30 de junho. Esta mostra retrata através de 16 painéis, a história dos militares vila-verdenses que combateram defendendo os interesses portugueses, o ambiente social, económico e político à época, bem como as notícias da impressa local.

Para além destes painéis os visitantes poderão visualizar documentários sobre este conflito e diverso espólio usado na guerra; capacetes dos soldados, portugueses, alemães e franceses, pistolas, espingardas e metralhadoras, máscaras de gás…, bem como, outro material usado no quotidiano pelos soldados. Este espólio pertence à coleção de Penteado Neiva e do Museu Militar do Porto.

 

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade