Paulo Marques e Altino Bessa
Destaque Vila Verde

Autárquicas. Paulo Marques quer aposta no agroalimentar e biomassa

O CDS-PP, através do candidato a Vila Verde, Paulo Marques, quer criar bolsas de terrenos agrícolas municipais para facilitar o acesso à terra e assim estimular o aparecimento de novos produtores locais biológicos, fomentando o emprego local, criando estímulos ao surgimento de cadeias curtas agroalimentares.

O objetivo, e como explica Marques, é “promover a alimentação com base na produção agrícola de proximidade, contribuindo para que uma parte dos rendimentos dos cidadãos não saia da comunidade”.

“Este é um modelo em que o modo de comercialização dos produtos agroalimentares se efetua por venda direta do produtor ao consumidor ou por venda indireta através de um único intermediário. Desta forma, estamos perante um modelo mais sustentável”, afirma.

O candidato centrista pretende ainda, e num pacote de sete medidas, criar uma unidade de compostagem em Vila Verde.

“O objetivo é estimular a eficiência energética. A compostagem é um processo de tratamento da matéria orgânica, através de um tratamento biológico, que consiste na decomposição de matéria orgânica. O composto obtido pode ser utilizado como corretivo agrícola orgânico, uma vez que melhora substancialmente a estrutura e qualidade do solo”, frisa Paulo Marques que pretende ainda ver o concelho após na biomassa,

“Através do aproveitamento das energias renováveis, como o biogás e energias através de biomassa de resíduos agrícolas, Agro pecuários e Agro florestais.Estimular o empreendedorismo, criando uma importante fonte de receita para os empresários agrícolas e florestais, ao mesmo tempo que combatemos os fogos florestais e protegemos o ambiente”, vaticina.

(Notícia na edição n.º 74 do Semanário V, já nas bancas)

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade