Descarga de saneamento junto à praia da Malheira (junho 2017)
Descarga de saneamento junto à praia da Malheira (junho 2017)
Amares Destaque Vila Verde

Rio Homem. Autarcas denunciam e Águas do Norte resolve descarga de saneamento ilegal

O presidente da Câmara de Amares, os presidentes de junta de Sabariz (Vila Verde) e São Vicente do Bico (Amares), estiveram esta terça-feira na praia da Malheira, em Sabariz, e subiram o rio Homem, para comprovar descarga ilegal de saneamento em São Vicente do Bico.

A descarga foi “descoberta” entre as “pesqueiras” de Fiscal e Malheira, após alerta dado por Luís Santos, canoísta de recreio, que denunciou ao V a situação, que já dura há duas semanas. Alguns relatos de moradores dizem mesmo que a situação se arrasta desde 2015.

Fernando Silva, autarca de Sabariz, diz mesmo que “se ninguém resolver isto a tempo do verão vou lá eu e tapo os buracos”, dizendo que “já no ano passado alertei o SEPNA da GNR e disseram que não havia descarga nenhuma”.

O autarca de Sabariz está mesmo preocupado pois “a praia recebe milhares de pessoas durante o verão e não podemos ter descargas destas tão perto da Malheira”.

Fernando Soares, autarca de São Vicente do Bico, freguesia onde a descarga é efetuada, diz que “vai ser feita uma limpeza e inspeção ao coletor para perceber a origem”.

Já Manuel Moreira, presidente da Cãmara de Amares, e visivelmente transtornado com a situação, garante que “até ao final do dia aquela descarga vai deixar de existir e os responsáveis vão ser sancionados”.

No local, João Viana, técnico das Águas do Norte, garantiu que “já foi mobilizado todo o material para fumegar o cano para perceber a proveniência e consequente desmantelação”. O técnico conta mesmo que a equipa das Águas do Norte dê por concluído esta ação ainda durante esta terça-feira.

(Notícia na edição impressa do Semanário V, a 21 de junho)

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade