João Moura de Sá detido pela PJ
Destaque Vila Verde

Tribunais. Administrador da empresa que recolhe lixo em Vila Verde detido

A Polícia Judiciária (PJ) do Porto levou a cabo esta semana a operação “Ajuste Secreto”, tendo resultado na detenção de Herminio Loureiro ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis. Em causa estão suspeitas de corrupção passiva, prevaricação, peculato, entre outros crimes.
Entre os detidos está João Moura de Sá, ex-deputado do PSD e ex-presidente da CCDR-N que se dedica aos negócios na área do ambiente. É um dos administradores das empresas Ecorede SA e Rede Ambiente SA, que o Município de Vila Verde contratou por 4,95 milhões de euros para o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos em Vila Verde.

João Moura de Sá é um dos administradores das empresas a quem o Município de Vila Verde contratou por 4,95 milhões de euros

O Semanário V sabe que João Moura de Sá é também presidente do conselho de administração da empresa Vector Estratégico (VE) SA, que também teve relações com o Município de Vila Verde e com a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).
A empresa realizou em 2009 um estudo para a criação de uma empresa municipal de obras municipais (a Pro Vila Verde), tendo na altura cobrado ao Município de Vila Verde a quantia de 15 mil euros mais IVA.
Em 2011, a VE apresentou para a Câmara de Vila Verde outro estudo para a criação de uma empresa municipal de águas. Cobrou 12500 euros mais IVA, sendo que em 2014 o presidente da Câmara informou que a VE seria o parceiro escolhido para elaborar as candidaturas a fundos comunitários.
Alegadamente, a VE também foi contratada pela EPATV para análise do processo de privatização da escola, cuja investigação decorre nas instâncias judiciais e que terá levado à detenção de António Vilela e de João Luís Nogueira.
A investigação encontra-se em segredo de justiça e deverão ser conhecidos nos próximos dias as implicações de João Sá no processo e as medidas de coação a aplicar.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade